Pernambuco conquistou, em 2025, a liderança nacional no ranking de vendas da CVC. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22), com base em dados consolidados do primeiro semestre, e aponta um crescimento de 20% nas vendas para o Estado em comparação com o mesmo período de 2024.
O desempenho expressivo consolida a estratégia adotada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em estreita colaboração com o trade turístico. Entre os destaques, está a intensificação das ações de capacitação de agentes de viagens, a participação em feiras nacionais e internacionais e a promoção de roadshows que ampliaram a visibilidade do destino em mercados estratégicos.
Porto de Galinhas segue como principal âncora da performance, com ampla rede hoteleira e forte apelo entre turistas de todas as regiões do Brasil. “Nosso governo tem trabalhado incansavelmente junto ao trade turístico para mostrar as belezas do nosso Estado. O Turismo é uma indústria importante para o desenvolvimento de Pernambuco, da economia local até a rede hoteleira”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A atuação da Empetur também é apontada como fator decisivo para o bom desempenho. “O reconhecimento da CVC confirma que estamos no caminho certo. Isso é fruto do trabalho do Governo do Estado, junto ao trade turístico, que desde o início da atual gestão vem capacitando e valorizando os operadores de viagens”, destacou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Segundo Rodrigo Galvão, diretor de produtos nacionais da CVC, a conectividade de Pernambuco também tem papel central nesse cenário. “Pernambuco guarda paraísos exclusivos, além de uma conectividade aérea e terrestre que facilita o acesso de brasileiros de norte a sul. Recife é o portão de entrada para quem busca a história de Olinda, as praias incríveis de Porto de Galinhas, além de conectar com Fernando de Noronha.”
Dados oficiais do IBGE, por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), corroboram o bom momento do setor no Estado. Entre janeiro e maio de 2025, Pernambuco registrou alta de 9,5% na receita de atividades turísticas e crescimento de 2,6% no volume de serviços prestados em relação ao mesmo período do ano passado.
O comparativo com os dados pré-pandemia também revela um salto significativo: crescimento de 8,6% no volume de serviços turísticos e aumento de 51,2% na receita nominal, em comparação a 2019.