A tendência global de viagens para destinos com clima mais ameno durante o verão do Hemisfério Norte, chamada de coolcation, tem favorecido o turismo de inverno em estados como o Paraná. A prática, que combina a busca por temperaturas mais baixas com o período de férias, tem impulsionado o número de visitantes nacionais e internacionais em cidades paranaenses.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de turismo no Paraná deve crescer 7,5% neste inverno, acompanhando o ritmo de expansão registrado no início do ano. A Pesquisa Mensal de Serviços aponta alta acumulada de 5,9% em 2025, acima da média nacional (5,3%). No acumulado de 12 meses, o crescimento no estado chegou a 7,7%, ante 4,3% no Brasil.
A presença de turistas estrangeiros também tem aumentado. Segundo levantamento da Embratur com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo, o Paraná recebeu 584,7 mil visitantes internacionais entre janeiro e maio de 2025, número 26,2% superior ao do mesmo período em 2024. Apenas em maio, foram mais de 53 mil turistas estrangeiros no estado.
A movimentação tem favorecido destinos como Morretes, Lapa e a Colônia Witmarsum, que atraem viajantes interessados em locais menos movimentados e com características culturais e gastronômicas locais. De acordo com dados da Expedia, 63% dos turistas priorizam esse tipo de experiência.
Curitiba, capital paranaense, também vem ganhando destaque no cenário turístico. A cidade foi eleita pela Lonely Planet como um dos 30 melhores destinos do mundo para visitar em 2025. O reconhecimento tem se refletido nos números: segundo o Instituto Municipal de Turismo (IMT), a expectativa é de que a cidade receba aproximadamente três milhões de turistas até o fim do ano. Em 2024, o total foi de 1,8 milhão.
Hotelaria
Esse cenário positivo impacta diretamente a rede hoteleira. O NH Curitiba The Five estima receber cerca de 12 mil hóspedes durante o inverno, com previsão de aumento de 26% na taxa de ocupação em comparação com o verão de 2024. “Percebemos uma mudança no comportamento dos nossos hóspedes durante o inverno. Mais do que escapar do frio, eles buscam vivê-lo com estilo e bem-estar”, afirma Antonio de Albuquerque, diretor do hotel.