BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Embratur e Paraíba alinham estratégias para internacionalizar destino

Ações conjuntas devem impulsionar imagem do estado no exterior com foco em eventos como o São João e atrativos naturais e culturais

Durante reunião realizada nesta quinta-feira (24), a Embratur deu mais um passo para consolidar sua política de promoção segmentada do Brasil no exterior, ao se reunir com representantes do Governo da Paraíba para traçar ações estratégicas focadas na projeção internacional do estado. O encontro contou com a participação de Marcelo Freixo, presidente da Agência, Rosália Borges Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e Ferdinando Lucena, diretor-presidente da PBTUR, além de outros membros da equipe técnica.

Com foco em mercados prioritários, a cooperação terá como pilares a promoção de eventos de grande porte e o destaque aos atrativos naturais e culturais da Paraíba. Entre os destaques apontados estão as praias do litoral sul, como Coqueirinho, Tambau e Costa do Conde, o Lajedo de Pai Mateus, no Sertão, conhecido por suas formações rochosas e céu estrelado, e o centro histórico de João Pessoa, que reúne um dos principais acervos barrocos do país.

Marcelo Freixo afirmou que a proposta da Embratur é posicionar a Paraíba como um destino autêntico, acessível e memorável, reforçando sua identidade própria. Ele também pontuou que a Agência tem o papel de contribuir para a internacionalização de eventos simbólicos do Brasil, como o São João de Campina Grande, que em 2025 atraiu mais de dois milhões de visitantes em 38 dias de festa.

“A proposta é tornar a Paraíba um destino cada vez mais presente no cenário global, reforçando sua identidade como um lugar autêntico, acessível e inesquecível”, afirmou.

Considerado um dos maiores São João do Brasil, este ano o evento atraiu mais de 2 milhões de pessoas nos 38 dias de festa. “O São João da Paraíba é um ativo cultural e turístico de enorme valor. Seu alcance pode e deve ser ampliado no exterior, pois representa o Brasil em sua essência como um país diverso, alegre e acolhedor. É papel da Embratur apoiar essa internacionalização”, completou Freixo.

Rosália Borges Lucas destacou que o objetivo da gestão estadual é inserir a Paraíba de forma protagonista no turismo internacional. Segundo ela, com o apoio da Embratur e da cadeia produtiva, o estado tem uma estratégia bem estruturada, pronta para ser executada com excelência.

A articulação faz parte do Plano Brasis e prevê ações promocionais conjuntas a serem realizadas ainda em 2025 e ao longo de 2026. As iniciativas devem incluir press trips, famtours e participação em feiras internacionais. O planejamento será conduzido em conjunto pela Embratur, pela Secretaria de Turismo da Paraíba e pela PBTUR.

Estiveram também presentes na reunião o chefe de gabinete da Embratur, Bruno Villa, e o gerente de planejamento da Agência, Gilson Lira.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Anac redistribui slots da VoePass em...

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu a...

Viracopos inaugura espaço cultural com exposição...

Projeto “Destinos da Arte” estreia com mostra de Marcos Garcia e propõe integrar cultura ao cotidiano dos viajantes

Congonhas terá 19 fingers, nova sala...

Durante o encontro EmDiaCom Associados, nesta quinta-feira (24), no Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira apresentou as principais transformações previstas no terminal, que incluem aumento da capacidade, conforto e melhorias operacionais

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS