A Costa Cruzeiros confirmou que o navio Costa Diadema será fretado para atuar como hotel flutuante durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para ocorrer em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025. O contrato com as autoridades federais e parceiros indicados pelo comitê organizador já foi assinado. A embarcação ficará na capital paraense entre os dias 5 e 22 de novembro.
“A Costa Cruzeiros confirma que o acordo com as autoridades federais competentes no Brasil e os parceiros indicados pelo comitê organizador para o afretamento do Costa Diadema durante a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025, foi assinado/finalizado”, declarou a companhia em nota.
A ação integra uma iniciativa do Governo Federal, que oficializou em 16 de julho a contratação de dois navios para a hospedagem durante o evento. Além da Costa, a MSC Cruzeiros também participará da operação, com o fretamento do MSC Seaview. “Detalhes adicionais sobre a operação do Costa Diadema em Belém como hotel flutuante para a COP30 serão oficializados em breve pelo comitê organizador”, acrescentou a empresa.
Cancelamento da temporada
Com a nova operação, a Costa precisou cancelar parte da temporada regular do Costa Diadema entre 18 de outubro e 28 de novembro de 2025. A embarcação operaria cruzeiros pelo Mediterrâneo e faria uma travessia entre a Europa e a América do Sul nesse período.
Entre os roteiros suspensos estão um itinerário de 11 noites com visitas a portos europeus e a viagem transatlântica de 20 noites com partida de Savona, na Itália, em 9 de novembro. O trajeto incluía escalas na Espanha, Gibraltar, Marrocos, Cabo Verde, Maceió (AL), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e chegada final em Santos (SP).
“Para os hóspedes que já fizeram reservas para esses cruzeiros, a Costa fará todos os esforços para oferecer um produto de igual valor em um dos outros navios da frota da Costa”, informou a companhia que também cancelou temporada nos Emirados e reforçou operação no Mediterrâneo.