A noite desta segunda-feira (28) marcou a estreia do roadshow nacional “Pernambuco Naturalmente Incrível – Frevo e Gastronomia”, em São Paulo. Realizado pela Empetur, a ação transformou o espaço de eventos em um recorte vibrante do que o estado nordestino tem de mais autêntico: sua cultura pulsante, sua culinária regional e seu compromisso com o turismo como motor de desenvolvimento.
Com foco em uma vivência sensorial e afetiva, o projeto une capacitação profissional a uma imersão na identidade pernambucana. O evento é voltado a agentes de viagens e operadores de turismo com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o trade e impulsionar a venda de pacotes para os destinos do estado.
“Aqui estão nossos principais parceiros comerciais do estado de Pernambuco. Todo o nosso trade turístico veio de lá para cá. É um momento de muita alegria para a gente e de confraternização”, destacou Eduardo Loyo, presidente da Empetur, na abertura da noite. Ele também celebrou a parceria com a Azul Linhas Aéreas, que garante a estrutura logística do roadshow e é a empresa com maior número de voos operando dentro de Pernambuco.
Na programação, os convidados participaram de uma verdadeira jornada gastronômica conduzida por três grandes nomes da cozinha pernambucana: Rapha Vasconcellos (Moendo na Laje), Yuri Almeida (Cajá) e Thiago das Chagas (Reteteu e São Pedro). Os pratos apresentados representaram as três macrorregiões do estado: o litoral, com um tartar de peixe fresco; o agreste, com uma favada à base de carne seca, carne de sol e manteiga de garrafa; e o sertão, com a tradicional cartola embebida no vinho do Vale do São Francisco.
Segundo Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur, o intuito é criar uma conexão que vá além da informação técnica. “Queremos que cada participante se torne um multiplicador da nossa cultura e das nossas belezas naturais, com vivência e propriedade, repassando essa experiência no momento da venda de pacotes para os clientes”, afirmou.
A experiência também foi marcada por apresentações culturais de frevo e música regional, com performances de Gerlane Lops, Josy Caxiado e Maria Caxiado, do Balé Cultural de Pernambuco. A força das raízes artísticas reforçou o caráter envolvente e genuíno da noite, que uniu tradição e modernidade.
O evento também contou com a presença de autoridades do estado de Pernambuco. O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou o crescimento do setor: “Pernambuco só cresce, cresce pela força do turismo. Isso se dá pela força de um governo que constrói estradas, que traz segurança, que investe em infraestrutura, permitindo que os turistas se sintam à vontade no seu ir e vir.”
Maniçoba também enfatizou o papel da gastronomia como elemento estratégico de divulgação. “Tenho certeza que cada um de vocês, ao sair daqui, vai sair mais apaixonado e tão fã quanto eu desses chefs pernambucanos que trouxeram um pouco da nossa culinária para somar às nossas belezas e destinos.”
O roadshow ainda passará por outras três cidades nesta primeira etapa — Campinas, São José dos Campos e Rio de Janeiro — antes de seguir para as demais regiões do país em agosto e novembro. A expectativa é alcançar dez grandes centros emissores de turistas e qualificar profissionais do setor com uma abordagem inovadora.
Com o slogan “Pernambuco Naturalmente Incrível”, o roadshow aposta em vínculos emocionais, sensoriais e profissionais para transmitir a imagem do estado como destino competitivo, diverso e inesquecível, tanto no paladar quanto no coração de quem participa.