A Embratur, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), deu início nesta terça-feira (29) ao workshop online “Trilhas do Afroturismo Internacional”, com objetivo de fortalecer o afroturismo brasileiro e impulsionar seu posicionamento no mercado global. Com programação dividida em dois módulos, o evento visa capacitar DMCs, secretarias de turismo, hotéis e empreendedores do segmento afro, promovendo técnicas de storytelling, estratégias de marketing digital e comercialização internacional. O segundo encontro está marcado para 5 de agosto, também das 19h às 21h, com acesso gratuito mediante inscrição.
A ação faz parte de um esforço contínuo da Embratur para consolidar o Brasil como referência mundial no afroturismo — segmento que valoriza a cultura negra, a ancestralidade e o protagonismo de empreendedores pretos na cadeia turística. “Não existe história do Brasil sem a história da África. Colocar o afroturismo no centro da nossa pauta de promoção internacional é estratégico para fortalecer os afroempreendedores, gerar emprego e valorizar a memória do povo negro brasileiro. É como o turismo nos ajuda a construir um país mais justo, inclusivo e comprometido com o combate ao racismo”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O primeiro módulo, realizado em 29 de julho, tratou de boas práticas, oportunidades de expansão e planejamento de experiências culturais. Já o segundo, no dia 5 de agosto, abordará estratégias de marketing digital e cases de sucesso na comercialização internacional de produtos e roteiros afroturísticos. Para Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, trata-se de um trabalho de longo prazo: “O objetivo é que, a partir desses primeiros workshops, virão outros, online e presenciais, e que o Brasil se torne uma referência em afroturismo com protagonismo negro no mercado internacional. Isso é uma continuidade da parceria da Embratur com o Black Travel Summit, que acontece esse ano em novembro no Rio de Janeiro”, destacou.
A iniciativa integra o Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional da Embratur que posiciona o país como destino comprometido com sustentabilidade, democracia e inclusão. A parceria com o CAF, firmada em janeiro de 2024, tem como meta elevar o afroturismo a um novo patamar, aliando diversidade e desenvolvimento sustentável à promoção turística. O workshop reforça a proposta de construir uma narrativa brasileira plural e potente, com o afroturismo no centro da transformação.