O Grupo Latam Airlines reforçou seu compromisso com a expansão da malha aérea ao confirmar o recebimento de 26 novas aeronaves até o fim de 2025, sendo 14 já entregues no primeiro semestre e outras 12 previstas para o segundo semestre, de acordo com Ricardo Bottas, CFO do grupo. A estratégia, segundo ele, está “completamente dentro do planejamento de frota” da companhia e visa sustentar o ritmo de crescimento observado na operação.
O executivo destacou ainda que o plano de frota foi atualizado para incluir mais 15 aeronaves em 2026, sendo 11 aviões novos e 4 com prorrogação de uso — estes últimos teriam sido originalmente programados para aposentadoria. Os modelos são predominantemente narrow body, ideais para a malha regional e doméstica, e devem garantir flexibilidade operacional para atender à crescente demanda na América Latina.
“A confirmação desses 15 aviões adicionais para o próximo ano sustenta a nossa expectativa de crescimento consistente, não só para este ano, mas também para os próximos”, afirmou Bottas durante coletiva online com jornalistas.
O grupo também celebrou o recebimento de um wide body em regime de arrendamento de curto prazo, ampliando a conectividade internacional. “Estamos recebendo os aviões que planejamos. Isso é parte importante da nossa estratégia de crescimento”, disse o CFO.
A expansão da frota ocorre em meio a um cenário positivo para a Latam. No segundo trimestre, a companhia transportou 20,6 milhões de passageiros e obteve um crescimento consolidado de capacidade de 8,3% frente ao mesmo período de 2024.
Além do reforço de frota, a companhia tem investido na modernização das cabines Premium Business, que começaram a ser operadas nos Boeings 787. Com design tipo suíte e portas para maior privacidade, a nova configuração já apresenta melhora nos níveis de satisfação dos passageiros.
O plano de crescimento da companhia também se reflete em novas rotas. A Latam Brasil adicionou sete rotas domésticas e três internacionais no primeiro semestre, com previsão de mais 12 domésticas e quatro internacionais até dezembro.