A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em correalização com a Embratur e com apoio do AquaRio/Grupo Cataratas e do Visit Rio, realizou na última terça-feira (29), no Rio de Janeiro (RJ), um encontro exclusivo com os DMCs (Destination Management Companies) da cidade. A iniciativa teve como foco apresentar a atuação das instituições e os objetivos da nova parceria de cooperação técnica entre Braztoa e Embratur, voltada ao fortalecimento do turismo receptivo internacional (Incoming).
Ao longo da tarde, os participantes trocaram experiências, ampliaram conexões e discutiram estratégias para valorizar a oferta turística brasileira. O encontro foi encerrado com uma visita ao AquaRio, oferecida pelo Grupo Cataratas, parceiro da ação.
“O turismo receptivo internacional tem um enorme potencial no Brasil. Apesar dos avanços, ainda estamos distantes do que podemos e devemos alcançar”, afirma Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
“Isso exige um olhar estratégico, qualificação, entendimento profundo de mercado e um ambiente que garanta a competitividade do destino Brasil. A articulação entre os diversos atores do setor é essencial nesse processo. Esse encontro com os DMCs do Rio é parte da parceria entre Braztoa e Embratur, em que passamos a atuar de forma ainda mais integrada e comprometida com o fortalecimento do receptivo internacional”, explica Marina.
“A sequência de recordes que o Brasil registra nas chegadas de turistas internacionais reforça que avançamos na promoção do nosso país para o mundo e que estamos cada vez mais preparados para receber esses visitantes”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Mas sabemos do dinamismo desse mercado e momentos como esse são essenciais para que possamos fortalecer e gerar cada vez mais negócios no setor turístico. Dessa forma temos a oportunidade de reforçar a necessidade de um olhar estratégico e desse apoio da Embratur na construção dessas relações comerciais. Isso se reflete na movimentação da nossa economia, com mais geração de emprego e renda para o brasileiro”, complementa.
A ação integra o plano estratégico da parceria entre Braztoa e Embratur, que prevê iniciativas para qualificar a oferta turística nacional, promover o Brasil no exterior de forma integrada e ampliar as oportunidades de negócios para o setor.