A Latam Brasil e a Japan Airlines fortaleceram sua aliança estratégica ao expandirem o acordo de codeshare com a inclusão de seis novas rotas domésticas no Brasil. Desde 19 de julho, os passageiros das duas companhias passaram a contar com conexões diretas de Guarulhos (SP) para Florianópolis (SC), Maringá (PR), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Santos Dumont (RJ), totalizando agora 33 destinos nacionais contemplados pelo codeshare.
Esse tipo de acordo permite que companhias aéreas compartilhem voos e vendam assentos sob seus próprios códigos, oferecendo uma experiência mais fluida ao passageiro. Ao adquirir uma passagem única, o viajante tem acesso a check-in unificado, despacho de bagagem até o destino final e maior flexibilidade de horários e conexões. A expansão reforça o compromisso das duas empresas com a comodidade dos clientes, conectando a malha aérea sul-americana da Latam com a vasta rede da Japan Airlines, que cobre 133 cidades no Japão e outros 66 destinos internacionais.
A iniciativa também é estratégica para o posicionamento global da Latam, que hoje opera a maior malha da sua história no Brasil, com voos regulares para 55 aeroportos em todas as regiões do país. No mercado internacional, a companhia segue como a principal ponte entre o Brasil e o exterior, com voos próprios para 90 destinos fora do país. Esse crescimento é impulsionado por investimentos em tecnologia, frota, pessoas e produtos, além de parcerias institucionais, como o acordo com a Embratur, que visa fortalecer a promoção internacional do Brasil como destino turístico.
O reconhecimento também vem do segmento corporativo: desde 2021, a Latam é líder tanto no mercado doméstico quanto internacional, segundo dados da Anac. Além disso, figura como a companhia aérea mais utilizada por viajantes corporativos no Brasil, liderando o ranking da Abracorp nos últimos dois anos consecutivos.