Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, voltou a registrar temperaturas negativas nesta quarta-feira (23), quando os termômetros marcaram -2,6ºC. Esta é a terceira ocorrência de frio no ano, o que tem atraído visitantes com suas paisagens cobertas por gelo.
As medições foram feitas por Nelson Pacheco, conhecido como Senhor do Tempo, que monitora as temperaturas na região há 25 anos. Os registros anteriores ocorreram em 25 de junho (-3ºC) e 16 de julho (-0,3ºC). Os dados foram confirmados pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), que acompanha as condições climáticas do distrito.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou oficialmente -1,8ºC. Apesar da variação entre os dados, a geada foi observada em diversos pontos da cidade, atraindo turistas interessados no fenômeno.
Rebecca Wagner, presidente da Move, comentou: “Esse frio intenso cria novamente um ambiente ainda mais encantador no nosso charmoso vilarejo e é um atrativo especial para os turistas que visitam o distrito, que ficou mais uma vez com várias áreas de sua natureza esbranquiçadas pela geada”.
A previsão indica que o frio continuará nos próximos dias. Segundo o The Weather Channel, a mínima desta quinta-feira será de 4ºC, com máxima de 19ºC. Entre sexta-feira e domingo, as mínimas devem variar entre 6ºC e 9ºC, e as máximas não devem passar de 21ºC.