O Rio de Janeiro foi eleito o segundo melhor destino do mundo para profissionais em workcation, segundo o relatório anual Work From Anywhere Barometer, produzido pela International Workplace Group (IWG). A capital fluminense ficou atrás apenas de Tóquio, no Japão, e à frente de destinos europeus como Budapeste, Barcelona e Lisboa.
O conceito de workcation — junção das palavras work (trabalho) e vacation (férias) — tem crescido com a consolidação do modelo híbrido de trabalho e com a possibilidade de atuar remotamente de qualquer lugar. Segundo o estudo da IWG, 60% dos profissionais híbridos afirmam que estão mais propensos a trabalhar remotamente durante viagens do que no ano anterior.
A escolha do Rio de Janeiro como vice-líder do ranking considera diversos fatores, como o avanço da conectividade 5G, o aumento de espaços de coworking e investimentos públicos e privados para atrair nômades digitais. De acordo com a IWG, esses elementos reforçam o apelo da cidade para quem busca equilibrar produtividade com qualidade de vida.
Em primeiro lugar, Tóquio se destacou pela ampla rede de transporte público, segurança, oferta cultural, velocidade da internet e pelo novo visto voltado a nômades digitais, lançado em abril de 2024. A cidade japonesa ainda oferece fácil acesso a paisagens naturais, como montanhas e parques nacionais.
O relatório também mostra que a tendência de unir trabalho com turismo vem sendo impulsionada por benefícios como o aumento da produtividade (87%), a redução do burnout (85%) e a melhora na qualidade de vida (87%).
Vale salientar que o Rio de Janeiro já dividiu top 10 com Tóquio num outro levantamento, sobre os destinos com maior crescimento nas reservas internacionais de voos para o verão do Hemisfério Norte em 2025.
Confira as dez melhores cidades para workcation em 2025, segundo o relatório Work From Anywhere Barometer:
- Tóquio (Japão)
- Rio de Janeiro (Brasil)
- Budapeste (Hungria)
- Seul (Coreia do Sul)
- Barcelona (Espanha)
- Pequim (China)
- Lisboa (Portugal)
- Roma (Itália)
- Paris (França)
- Valeta (Malta)