São Paulo (SP) – A Academia de Viagens Corporativas completou, nesta quinta-feira (31), duas décadas de atuação no setor de turismo de negócios. A comemoração, realizada no Grand Hyatt São Paulo, reuniu profissionais do mercado e marcou o encerramento de um ciclo que inclui crescimento expressivo, reinvenção e novos caminhos para o futuro da companhia.
“Comemorar 20 anos neste momento é de grande felicidade porque prosperamos muito. Crescemos 138% nos últimos três anos e lançamos projetos que realmente deram um boom na Academia”, afirma Juliana Andrade, sócia-diretora da empresa. Segundo ela, a nova fase também é simbolizada por uma mudança de identidade visual e pelo reposicionamento da marca, que busca refletir uma postura mais moderna e conectada às transformações do setor.
Fundada por mulheres em um mercado tradicionalmente dominado por homens, a Academia surgiu da percepção de uma lacuna no segmento. “Há 20 anos, as mulheres não tinham voz, muito menos no turismo de negócios. Eu vinha do lado do cliente corporativo e sabia das necessidades. Fundamos a Academia com base na educação e no desenvolvimento de pessoas”, relembra Vivi Martins, CEO da empresa.
Ela conta que a iniciativa nasceu pouco depois da fundação Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens (Alagev), e inicialmente era voltada exclusivamente à capacitação. “Para isso, nos inspiramos em modelos internacionais. Com o tempo, viramos também uma empresa de consultoria e eventos, mas com o mesmo propósito: ensinar, conectar e desenvolver”, destaca Vivi, pontuando que tais pilares fazem parte do DNA da Academia de Viagens Corporativas.

Mudanças e continuidade no setor corporativo
Ao longo de duas décadas, o segmento de viagens corporativas evoluiu em diversos aspectos, mas não sem desafios. Para Juliana, embora muitos temas debatidos ainda sejam os mesmos de dez anos atrás, a presença crescente da tecnologia é o principal diferencial dos últimos tempos. “A parte de tecnologia avançou muito, especialmente na gestão de viagens, mas ainda há soluções que o mercado não implementa totalmente, o que é inacreditável diante das ferramentas disponíveis”, observa.
Vivi complementa que o setor corporativo demorou mais do que o lazer a adotar inovação tecnológica. “Vender uma passagem para lazer é uma coisa, mas vender muitas passagens para CNPJ é uma questão de gestão. A tecnologia está chegando agora, finalmente. E, com a inteligência artificial, a produtividade pode melhorar em até 70%”, projeta.
A pandemia também deixou marcas duradouras. “As empresas ainda estão se recuperando. As grandes e as pequenas que tinham menos caixa continuam sentindo os efeitos. Como muitos saíram do setor durante o período de crise, ainda sentimos muita falta de mão de obra qualificada, e o processo de reconstrução segue em andamento”, aponta Vivi.
Diante desse cenário, Juliana ressalta que o foco da Academia de Viagens Corporativas continua sendo a capacitação: “Educação, educação, educação. É nisso que acreditamos”, pontua.

Abroad e próximos projetos
O Abroad, principal evento da Academia, chegou à sua 16ª edição mantendo o formato consolidado. “É um evento que funciona. As pessoas aprendem, se relacionam, conhecem soluções e aplicam o conteúdo na prática”, explica Juliana. A edição deste ano abordou diversos temas, incluindo gestão de eventos, novas gerações e políticas corporativas.
Sobre os próximos passos, ambas as executivas confirmam que há novidades previstas. “Vamos lançar um novo projeto no fim deste ano ou início de 2026. É algo que não existe ainda no nosso mercado e vai trazer um olhar diferente para a gestão de viagens. Não podemos detalhar ainda, mas é uma inovação real”, antecipa Juliana.
Vivi reforça que novos produtos devem chegar até 2026 e que há expectativa de expansão da estrutura. “Talvez a gente dobre de tamanho. Estamos desenhando produtos novos e pretendemos crescer mais 50%. A ideia é nos mudarmos de escritório e seguir inovando, desde que o cenário político-econômico permita”, pontua.
Expectativas e propósito
As fundadoras destacam que o objetivo da Academia de Viagens Corporativas segue sendo o de transformar o mercado por meio do conhecimento. “Nosso propósito é fazer um mercado mais sustentável, com ganhos para fornecedores, clientes e viajantes. É isso que queremos promover com os cursos e os eventos”, declara Juliana.
“Nosso desejo é movimentar o mercado, fazer o gestor olhar diferente, construir um ecossistema melhor, mais estratégico e mais humano. Sempre com base em educação e conexão”, conclui Vivi.