BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Alerta de tsunami no Havaí obriga cruzeiros a deixarem passageiros em terra

Pride of America e Oceania Regatta partiram antes do previsto; companhias aguardam liberação para resgatar hóspedes

Dois navios de cruzeiro precisaram zarpar de portos havaianos antes do previsto nesta terça-feira (29), deixando passageiros em terra firme, após um alerta de tsunami emitido em decorrência de um terremoto de magnitude 8.8 próximo à costa leste da Rússia. A Norwegian Cruise Line (NCL) confirmou que seu navio Pride of America deixou o porto de Hilo, na Ilha Grande do Havaí, com duas horas de antecedência, atendendo a um protocolo de emergência após o estado do Havaí declarar situação de emergência.

“Em resposta aos procedimentos locais de emergência e para priorizar a segurança de nossos hóspedes e tripulação, o Pride of America foi obrigado a deixar Hilo imediatamente”, informou a NCL em comunicado oficial. A companhia acrescentou que pretende retornar ao porto para resgatar os passageiros restantes assim que receber autorização das autoridades locais e da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Uma avaliação de segurança foi agendada para a manhã de quarta-feira (30).

De acordo com a Norwegian, os passageiros que participavam de excursões terrestres organizadas pela própria companhia no momento da partida emergencial foram levados a uma escola secundária, onde receberam bebidas e lanches enquanto aguardavam instruções. A empresa, porém, não informou o número exato de hóspedes afetados nem se foram providenciadas acomodações noturnas para eles. Ainda segundo a operadora, todos os hóspedes foram notificados via mensagem de texto por volta das 16h de terça-feira, com orientações para que buscassem locais elevados caso não conseguissem retornar ao navio a tempo.

Outro cruzeiro impactado foi o Oceania Regatta, que também precisou deixar o porto de Kailua-Kona, ainda na Ilha Grande, enquanto 10 passageiros ainda estavam em terra. “Nossas equipes a bordo e em terra estão em contato com esses hóspedes, além das autoridades locais competentes, e trabalham para garantir o retorno ao navio o mais breve possível”, declarou um porta-voz da companhia à imprensa especializada.

O alerta de tsunami foi desencadeado por um dos terremotos mais fortes já registrados, segundo a Associated Press, gerando alertas que se estenderam do Alasca à América do Sul. Já na manhã de quarta-feira (30), as autoridades havaianas rebaixaram o alerta de tsunami para um aviso, que ainda indica riscos de enchentes, correntes marítimas fortes e ondas perigosas em portos e praias locais. Enquanto isso, os navios seguem operando sob protocolos de segurança e os passageiros aguardam a retomada das operações regulares.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Alerta de tsunami no Havaí obriga...

Pride of America e Oceania Regatta partiram antes do previsto; companhias aguardam liberação para resgatar hóspedes

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Alerta de tsunami afeta acesso ao...

Fechamento da Costa Verde complica mobilidade na capital peruana; passageiros devem buscar rotas alternativas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS