Jornalistas e influenciadores chilenos estiveram em Pernambuco entre os dias 25 e 30 de julho para participar de uma press trip promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae. O objetivo da ação foi fortalecer a promoção do estado no mercado internacional do Chile, apresentando aos convidados experiências autênticas que destacam a riqueza cultural, histórica e natural do estado nordestino.
Foram convidados representantes de importantes veículos de comunicação do Chile, como El Mercurio, El Periodista e as revistas especializadas Turismo y Sabores e Turismo, além da presença do influenciador Pedro Astorga, referência em viagens e esportes de aventura na América Latina, que soma mais de 1,1 milhão de seguidores no Instagram.
Durante seis dias, os convidados participaram de um roteiro que incluiu visitas ao Recife Antigo, experiências culturais com o Maracatu e o Coco de roda, além de imersões na natureza em destinos como Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Maracaípe e Ipojuca. A programação ainda ofereceu vivências sustentáveis, como a visita à Biofábrica de Corais, referência em turismo regenerativo no Brasil.
Parte das atividades carrega o selo e estão integradas ao projeto “Feel Brasil”, criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que certifica 101 experiências turísticas de alto valor agregado em todo o país. O projeto visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no Brasil, com foco em pequenos negócios e comunidades locais.
Chilenos no Brasil
Hoje, o Chile é o país que mais cresce em chegadas de turistas ao Brasil e o terceiro maior emissor internacional. O número de visitantes chilenos nos destinos nacionais mais que triplicou. O volume de chegadas passou de 202 mil em 2022 para 653 mil no ano passado, um crescimento de 223%. E em 2025, esse número segue em alta, com 442.993 mil entradas no primeiro semestre do ano, o que representa um aumento de 33,14% em relação ao mesmo período de 2024.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o turismo e a integração do Chile com o Brasil traz prosperidade aos países e gera emprego e renda para toda a região. Ele também destacou a importância de promover a Região Nordeste do Brasil.
“As Press Trips são uma importante ferramenta dentro da nossa estratégia de promoção do Brasil para o mundo. O que as pessoas consomem de informação influencia diretamente em suas escolhas para viagens. Essa Press Trip é estratégica também, porque os setores de turismo do Chile e do Brasil têm se beneficiado do aumento da conectividade aérea entre os países”, afirma Freixo.
“O Chile já é o terceiro país emissor de turistas para o Brasil e um dos que mais cresceu ao longo de 2024. Melhoramos muito a malha aérea do Brasil e do Chile e esse é um ponto decisivo. A relação com as companhias aéreas é muito estratégica. Quanto maior a promoção conjunta que a gente puder fazer, melhor”, acrescenta o presidente da Embratur.
“As micro e pequenas empresas (MPEs) de Pernambuco foram responsáveis pela criação de 50,5 mil postos de trabalho com carteira assinada em 2024, o que representa 81,15% do saldo total de empregos formais gerados no estado, no ano”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.
“Além disso, Pernambuco fechou o quarto trimestre de 2024 com um crescimento de 6,2% do PIB em relação ao mesmo período de 2023. Os pequenos negócios no estado atuam fortemente no turismo. E a criatividade do povo pernambucano permite que esses negócios prosperem ajudando a construir os laços culturais no estado”, complementa Lima.
O Chile é o terceiro país que mais envia turistas ao Brasil. O mercado chileno se manteve em crescimento em 2024, atingindo 39% de crescimento em número de turistas em relação a 2023. A cada ano, o país bate recordes de turistas enviados ao Brasil. Em 2023, 458,6 mil viajantes conheceram os destinos brasileiros. Em 2024, foram 653,9 mil chegadas.
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, destinos de sol e praia continuam sendo os preferidos do turista deste mercado. Os dois países têm 15 rotas aéreas conectando destinos. São 10 voos diretos e outros cinco com conexões no Uruguai e na Argentina. Em 2024, o Brasil contabilizou 10 mil voos do país vizinho para os destinos brasileiros, um crescimento de 260% em comparação com 2022. Para este ano, a projeção é de um crescimento de 25%.
Press Trip
A ação faz parte da estratégia de internacionalização de destinos brasileiros fora do eixo tradicional, incentivando a diversificação da oferta turística e promovendo a cultura local. Pernambuco foi escolhido por sua forte identidade cultural, infraestrutura turística consolidada e variedade de atrativos.