BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Integração entre RM, vendas e tecnologia domina debates da 10ª Roc

Painéis destacam o papel estratégico dos dados, da inteligência artificial e do fator humano na precificação e na maximização de receitas

A parte da tarde foi recheada de conteúdos na 10ª edição da Revenue Optimization Conference (Roc), que é organizada pela HSMAI e acontece no Blue Tree Transatlântico, em São Paulo. Assuntos como vendas e o revenue manager estarem conectados, tecnologia para ajudar na precificação e nas decisões foram abordados.

O painel “De Analista a Estratégico: Quem é o Novo Revenue Manager?” reuniu Daniela Pereira (Staybridge Suites SP), Carla Scorbaioli (Mexico & Latin America na IHG Hotels & Resorts), Daniel Bressan (CVC Corp) com mediação de Vinícius Griesi Cunha (Aviva). A discussão destacou como a integração entre Revenue Management, vendas e operações fortalece a performance hoteleira ao alinhar estratégias de precificação e distribuição com informações de mercado. O RM, sozinho, não gera impacto total: é a troca constante com o comercial e o uso de dados sobre buscas, conversões e comportamento do cliente que permitem decisões mais assertivas e rentáveis.

Daniela Pereira, Carla Scorbaioli, Vinícius Griesi Cunha e Daniel Bressan. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

A experiência prática e o pensamento estratégico foram apontados como diferenciais na tomada de decisão. Além da tecnologia e análise de dados, o fator humano segue essencial para interpretar informações, influenciar decisões e reagir com rapidez diante de mudanças no mercado. A sinergia entre áreas e o acompanhamento próximo do cliente foram apontados como caminhos para maximizar receitas e sustentar a competitividade.

No painel “Precificação e Tecnologia com Foco no Cliente: Decisões Inteligentes na Era Hiperconectada”, participaram Cláudio Serrano (Amend Cosméticos), e Gabriella Lapos (Hilton Corporate), com mediação de Luiz Felipe Albuquerque, do Grand Hyatt São Paulo. A conversa abordou como a evolução tecnológica e o uso de dados possibilitam maior agilidade e precisão na precificação, integrando múltiplos canais para entregar valor real ao cliente.

A sofisticação dos sistemas e a análise detalhada do comportamento do consumidor permitem ajustes rápidos, mas o olhar humano permanece determinante para interpretar dados e assegurar coerência com a experiência prometida. A indústria tem recorrido à segmentação por regiões, controle de preços em marketplaces e conexão direta ao ERP para manter consistência e proteger margens. Na hotelaria, algoritmos e inteligência artificial precisam ser combinados a fatores culturais, sazonais e socioeconômicos que impactam a demanda.

O painel “Tecnologia e Revenue Management: Dados, Algoritmos e Decisões em Tempo Real” reuniu Ana Carminatti (Letsbook), Igor Castelo (Amarante) e Flávio Moura (Booking.com), com mediação de Juliane Corredato (Blue Tree Hotéis). O debate evidenciou como o uso estratégico de dados e inteligência artificial vem transformando o revenue management, exigindo integração entre tecnologia e operação para decisões ágeis.

Igor Castelo, Juliane Corredato, Flávio Moura e Ana Carminatti. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

A centralização de dados, o uso de algoritmos e o pensamento estratégico surgem como pilares da precificação dinâmica e da previsão de demanda. Casos práticos apresentaram projetos internos de automação, análise de cancelamentos e integração de CRM, demonstrando que a tecnologia potencializa resultados, mas o fator humano continua indispensável para monitorar estratégias, ajustar rotas e garantir que as decisões em tempo real estejam alinhadas aos objetivos de negócio.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Alerta de tsunami no Havaí obriga...

Pride of America e Oceania Regatta partiram antes do previsto; companhias aguardam liberação para resgatar hóspedes

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Presidente da Cop30 alerta sobre pressão...

André Corrêa do Lago confirma que diárias até 15 vezes mais caras geram mal-estar e pedidos formais para transferir a Cop30

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS