O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passa a contar novamente com voos de passageiros da Latam Airlines a partir desta sexta-feira (1º). A retomada das operações será marcada por 21 frequências semanais na rota Campinas–Brasília, reforçando a conectividade entre dois dos principais polos do país. As viagens serão realizadas com aeronaves da família Airbus A320, com capacidade de até 214 passageiros, em três horários diários em ambos os sentidos.
A reativação das operações ocorre após uma interrupção iniciada em 2020, durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, quando a companhia suspendeu seus voos em Viracopos em razão da queda na demanda. Agora, com a retomada da aviação e o crescimento contínuo do fluxo de passageiros no terminal, a Latam aposta em um retorno sólido à região, com expectativa de atender um público em franca expansão. Os voos decolam de Campinas às 5h45, 11h45 e 16h20, enquanto os retornos de Brasília estão previstos para 9h25, 14h00 e à noite, com variações conforme o dia da semana.
O movimento da Latam acompanha o bom momento vivido por Viracopos. Apenas no primeiro semestre de 2025, o aeroporto registrou alta de 6,52% na movimentação de passageiros, somando 6,2 milhões de viajantes. A projeção para o ano é ainda mais ambiciosa: alcançar o recorde histórico de 13 milhões de embarques e desembarques. Esse desempenho tem refletido também na percepção do público. Em maio, Viracopos foi eleito, pela quinta vez, o Melhor Aeroporto do Brasil na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano, segundo pesquisa de satisfação promovida pela Secretaria de Aviação Civil. As conquistas anteriores ocorreram nos anos de 2019, 2020, 2022, 2023 e, agora, em 2025.