As praias brasileiras de Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), e Muro Alto, em Porto de Galinhas (PE), estão entre as 25 melhores praias do mundo, de acordo com o Travellers Choice, premiação do site de viagens Tripadvisor. O Brasil é o único país da América do Sul presente na lista. A premiação é concedida aos locais que recebem um grande volume de avaliações e opiniões positivas da comunidade do Tripadvisor em um período de 12 meses.
A Praia de Ipanema aparece com mais de 19 mil avaliações. Os viajantes elogiaram atividades como surfe e vôlei, além dos bares cariocas ao ar livre. O pôr do sol na praia também foi considerado como uma das melhores vistas da cidade. O reconhecimento pela premiação acompanha o bom desempenho do estado na recepção de visitantes estrangeiros, que elegem o Rio de Janeiro como um dos principais destinos do país para visitação. No primeiro semestre de 2025, o estado já recebeu mais de 1,15 milhão de turistas estrangeiros.
Já a Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas (PE), se destaca pelas águas mornas e cristalinas de suas piscinas naturais, ideais para toda a família. Com mais de 16 mil avaliações, o local foi elogiado por oferecer atividades como caiaque e mergulho com snorkel.
Em Porto de Galinhas, inclusive, está a Biofábrica de Corais, iniciativa que tem como foco a recuperação de recifes por meio do cultivo e reintrodução de corais em áreas degradadas, com forte participação da comunidade local, que também atua nos passeios turísticos. A iniciativa foi reconhecida pelo Ministério do Turismo (MTur) com o Prêmio Nacional do Turismo.
Prêmio Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul, criado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), é um dos mais respeitados selos de qualidade ambiental do mundo e exige que os locais aprovados cumpram e mantenham 34 critérios específicos. As praias e marinas brasileiras certificadas precisam demonstrar continuamente seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, fatores que tornam o Brasil uma referência global. O Brasil tem o maior número de praias e marinas premiadas na América do Sul (49), refletindo o avanço da qualificação ambiental de áreas costeiras e estruturas náuticas.