O Japão se destacou entre os destinos internacionais mais procurados por brasileiros no primeiro semestre de 2025, com crescimento superior a quatro vezes nas reservas realizadas na plataforma de experiências turísticas Civitatis, em comparação com o mesmo período de 2024. A empresa aponta a isenção de visto, o fortalecimento do interesse pela cultura japonesa e a exposição nas redes sociais como os principais fatores que impulsionaram esse resultado.
“A combinação entre o fim da exigência de visto, o apelo cultural crescente e a visibilidade do Japão nas redes sociais criou um cenário ideal para que o país disparasse nas preferências dos brasileiros em 2025”, afirma Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil.
As cidades de Tóquio, Kyoto e Osaka lideraram as reservas feitas por brasileiros na plataforma. Entre as experiências pagas mais procuradas estão o tour privado por Tóquio, a excursão ao Monte Fuji com guia em português e os ingressos para o Universal Studios Japan, em Osaka.
A política de isenção de vistos para estadias de até 90 dias, implementada pelo governo japonês em 2023, facilitou a entrada de turistas brasileiros e, segundo a Civitatis, teve impacto direto no aumento das reservas. Ao mesmo tempo, o interesse pela cultura japonesa, especialmente entre os jovens, se intensificou. Dados da plataforma Winnin apontam que, nos últimos 12 meses, foram produzidos cerca de 50 mil vídeos sobre cultura oriental nas redes sociais no Brasil, alcançando quase 12 milhões de visualizações e 185 mil interações.
Esse movimento também se reflete no Brasil, com aumento do público em eventos ligados à cultura nipônica. O Bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), segundo a Associação Paulista de Empreendedores do Circuito das Compras (Apecc), recebe cerca de 20 mil visitantes por fim de semana, com picos durante festivais como o Tanabata Matsuri, que atraiu 120 mil pessoas em 2024. Já o Anime Friends, realizado na capital paulista, registrou mais de 150 mil participantes em três dias em junho de 2025.
A presença de figuras públicas brasileiras no Japão também ampliou a visibilidade do destino. Em 2025, influenciadores como Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe, além de Fábio Porchat, visitaram o país e compartilharam registros em pontos turísticos como Tóquio, Monte Fuji e o Castelo de Osaka. Nomes como Manu Gavassi, Marina Ruy Barbosa, Sabrina Sato e Sasha Meneghel também estiveram no destino em 2024.
“Esse ‘efeito celebridade’ ajudou a consolidar a imagem do Japão como um destino completo: tecnológico e cultural, urbano e de natureza, com atrações que vão de parques temáticos a trilhas nas montanhas japonesas”, explica Oliveira.
A Civitatis vem ampliando a oferta de passeios com guias em português no Japão, com presença em cidades como Tóquio, Kyoto, Osaka, Nara e Hiroshima. A plataforma destaca a diversidade de experiências disponíveis, que incluem atividades ao ar livre, visitas culturais, gastronomia e atrações em parques temáticos. A possibilidade de parcelamento das compras também tem contribuído para a adesão dos viajantes brasileiros.
“Combinando tradição milenar, cultura pop, presença massiva nas redes sociais e agora menos barreiras de entrada, o Japão se consolida em 2025 como um dos destinos mais desejados dos brasileiros”, conclui o Country Manager da Civitatis.