BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Aquecimento para a Arena Abreu 2025: Brasilturis entrevista Felipe Cuadrado

Felipe Cuadrado, diretor de Produtos da Abreu, detalha a programação, parceiros e novidades da Arena Abreu 2025, que acontece em agosto no Wish Serrano Resort, em Gramado.

O Brasilturis conversou com Felipe Cuadrado, diretor de Produtos da Abreu, para saber em primeira mão as novidades da Arena Abreu, evento que acontece no Wish Serrano Resort, em Gramado, entre os dias 03 e 06 de agosto. A programação inclui almoços típicos, city tour, palestras, capacitação, networking e uma rodada de negócios fundamental para o fechamento de parcerias.

Com quase 20 anos de experiência no turismo, Cuadrado está na Abreu desde 2015 e ocupa o cargo de diretor de Produtos desde 2023.

Adriana Boeckh, Ronnie Correa, André Bernardes e Felipe Cuadrado. Foto: divulgação/ Abreu

Confira a entrevista exclusiva do Brasilturis com Felipe Cuadrado:

Como foi a evolução do evento desde a primeira edição, em 2012?
O crescimento do evento é muito orgânico, principalmente graças aos parceiros e aos agentes de viagem que participam. Hoje, temos uma gama de parceiros que envolve governos, hotelaria e receptivos do mundo todo. O evento nasceu nacional, apenas com fornecedores e governos do Brasil, e foi escalando naturalmente para o internacional, que é um grande diferencial da Abreu.

Devemos muito também aos agentes de viagem, aos fornecedores e ao próprio time Abreu, que desenvolve tudo em casa. Toda a programação é criada, negociada e executada pelo nosso time. Isso faz com que o evento cresça de forma natural e, a cada ano, nos desafiamos a criar coisas novas.

Felipe Cuadrado
Segundo Cuadrado, toda preparação do evento é feito “in house”. Foto: divulgação/ Abreu

Quais são os números desta edição evento?
São mais de 50 fornecedores confirmados, incluindo governos, companhias aéreas, receptivos e hotéis, que estarão presentes nos dois dias de programação. Do lado dos agentes de viagem, já temos 300 confirmados. Além disso, mais de 50 pessoas do staff Abreu participam da organização.

No total, o evento reúne mais de 400 participantes neste ano, o que o torna o maior já realizado pela Abreu. No ano passado, chegamos a 387 pessoas e agora conseguimos superar essa marca.

Por que Gramado?
Além de Gramado ser um dos principais destinos de venda da Abreu, desde o ano passado já pensamos em realizar um evento grande lá, principalmente após tudo que aconteceu no Rio Grande do Sul. A ideia é levar os agentes de viagem para rever o destino e comprovar que as coisas estão normalizadas. A escolha de Gramado é especial também porque celebramos os 185 anos da Abreu em um lugar que, além de ser um dos mais importantes do Brasil, se reinventa todos os anos. Queremos justamente mostrar essas reinvenções.

Quais são as principais tendências e mensagens que a Abreu pretende reforçar no evento?
A principal tendência é mostrar que a Abreu é uma operadora multidestinos. Embora tenhamos um foco muito forte na Europa, trabalhamos com destinos diversos pelo mundo, incluindo exóticos, Estados Unidos, Caribe e Brasil. Inclusive, teremos um dia inteiro dedicado ao Brasil, além da Europa, para reforçar que somos um player multidestinos no mercado brasileiro.

Outro ponto fundamental é a capacitação e atualização dos agentes de viagem, apresentando os principais produtos que estão em nossa prateleira hoje. Queremos que os agentes saiam do evento preparados e com clareza sobre a diversidade da nossa oferta.

Quais os principais produtos da prateleira?
No primeiro dia teremos desde governos americanos até o governo do Chile. Quatro fornecedores do Peru, que é um produto principal da Abreu, estarão conosco apresentando novidades. Também reforçaremos a América do Sul com a presença de fornecedores da Argentina e da Colômbia.

Teremos ainda uma grande participação de destinos americanos. Além disso, contamos com companhias aéreas estratégicas, como Copa Airlines e TAP.

Haverá uma sala dedicada ao Caribe, reunindo representantes de Cancún, Punta Cana e Iberostar Cuba, que virá diretamente de Cuba. Já na sala de exóticos, teremos destinos como Marrocos e Nova Zelândia, além da rede hoteleira Fasano.

No nacional, mais de cinco governos estarão presentes, incluindo Rio Grande do Sul, Gramado, Paraná, Paraíba, Pernambuco e Bahia, além de mais de 25 hotéis e receptivos trazendo novidades dos produtos brasileiros, que também são um core muito forte para a Abreu.

Por que a Abreu escolheu essa programação e esses parceiros para o evento?
Eu brinco com o meu time que, a cada ano, vamos precisar aumentar ainda mais a programação porque sempre acabamos deixando alguns parceiros de fora. Mas priorizamos os principais, que estão muito próximos da Abreu ao longo do ano.

Seja no desenvolvimento de produto, na criação ou na venda em si, esses parceiros são estratégicos e representam focos importantes de comercialização durante o ano. Por isso, buscamos trazê-los para o evento: para garantir que os agentes de viagem tenham acesso direto às informações e às novidades dos produtos mais relevantes para a Abreu.

Como foram selecionados os agentes de viagens?
Fizemos um ranking de vendas do ano com os times comerciais e estamos trazendo os principais vendedores de cada regional da Abreu. Teremos participantes de todas as regiões do Brasil — Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. São agentes de viagem que são parceiros da Abreu há muito tempo e que, principalmente, se destacam como grandes vendedores da empresa.

Público presente no Arena Abreu 2024. Foto: divulgação/Abreu

Quais surpresas a Abreu está preparando para os agentes de viagens?
Teremos uma série de ações temáticas durante o evento. No primeiro dia, além da apresentação de diversos atrativos durante o city tour, haverá uma atividade temática com o pessoal de Miami — uma surpresa que os participantes só descobrirão na hora.

Ainda no primeiro dia, realizaremos um jantar temático para valorizar as raízes de Gramado. No segundo dia, teremos atividades temáticas ao longo do dia e, à noite, uma festa em formato de happy hour, também tematizada, cujo local ainda é surpresa. Além disso, outras ações especiais estão sendo preparadas para surpreender os participantes durante toda a programação.

Qual a importância da Arena para o relacionamento com o trade brasileiro?
Para nós, é um prazer reunir uma grande parcela dos nossos agentes de viagem no evento. A Abreu hoje atende mais de 3.200 agências, então, quando falamos em 300 presentes, ainda é um número pequeno diante do total, mas muito representativo.

Além da oportunidade de capacitar, apresentar destinos e atualizar sobre os produtos foco do ano, conseguimos fortalecer ainda mais os laços de proximidade com as agências. Eu costumo brincar que, após cada Arena, meus times de produto passam a se aproximar cada vez mais das agências. Isso é muito positivo. O networking entre o time Abreu e os agentes de viagem é um dos grandes diferenciais do evento.

Qual é o papel da rodada de negócios dentro do Arena?
A rodada de negócios é importantíssima. Eu costumo brincar com os fornecedores que eles têm um pitch de cinco minutos para apresentar o grande diferencial do produto para os agentes que estão na mesa. E dali saem muitos negócios — inclusive grupos que já começam a ser fechados durante a rodada.

Depois, tradicionalmente, temos um happy hour entre agências e fornecedores, onde essas conversas se aprofundam e novas oportunidades se estruturam. Além disso, as salas temáticas também são fundamentais, principalmente na ótica de governos, que realizam capacitações sobre destinos e acabam gerando novas possibilidades tanto para fornecedores quanto para agentes.

Já vimos casos de palestras que apresentaram destinos diferentes dos habituais e, a partir delas, agentes criaram produtos e geraram vendas em estados que antes não eram foco. Isso mostra como a rodada e as capacitações são peças-chave no desenvolvimento de negócios durante o evento.

Quais são os desafios e as satisfações de realizar um evento desse porte?
Formatamos o evento totalmente dentro de casa: criamos as ideias, nosso time de marketing desenvolve as artes, e o time de contratação e produtos corre atrás dos destinos e da estrutura do evento. Tudo isso somado ao nosso dia a dia, que já é naturalmente corrido e cheio de demandas.

Ao longo dos anos, conseguimos entregar várias edições do Arena Abreu que foram grandes sucessos. Para nós, é uma felicidade imensa realizar um evento perfeito, feito com nossas ideias e com fornecedores que entram de corpo e alma no projeto.

Eu sempre brinco que, no momento do discurso de encerramento, parece que um trem sai das minhas costas. É uma pressão enorme para manter a excelência, mas a sensação de missão cumprida compensa todo o esforço.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Alerta de tsunami no Havaí obriga...

Pride of America e Oceania Regatta partiram antes do previsto; companhias aguardam liberação para resgatar hóspedes

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Presidente da Cop30 alerta sobre pressão...

André Corrêa do Lago confirma que diárias até 15 vezes mais caras geram mal-estar e pedidos formais para transferir a Cop30

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS