O Brasil está colhendo os frutos de uma bem-sucedida estratégia internacional de promoção do turismo de negócios e eventos (MICE). Em parceria com a Professional Convention Management Association (PCMA), a Embratur vem implementando campanhas focadas em ampliar a visibilidade e o reconhecimento do país como um destino preparado, competitivo e atrativo para sediar grandes encontros globais. Os resultados já começam a aparecer: o número de cidades brasileiras ranqueadas pela International Congress and Convention Association (ICCA) saltou de 26 em 2023 para 42 em 2024 — um crescimento expressivo de 61%.
A iniciativa tem foco nos mercados da América do Norte e América Latina e envolve ações de marketing digital, relacionamento com tomadores de decisão e presença institucional em eventos estratégicos. Um dos destaques foi a participação da Embratur como patrocinadora oficial do PCMA Convening Latam 2025, realizado neste ano com mais de 600 profissionais de 28 países. Durante o evento, seis destinos brasileiros ganharam holofotes: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Manaus e Foz do Iguaçu.
“O Brasil, como um país diverso e continental, tem vocação para grandes eventos. E o turismo de negócios e eventos é um dos segmentos mais importantes do setor. Nossa parceria com a PCMA nos permite acesso a uma rede qualificada de profissionais e tomadores de decisão para fortalecer a imagem do país nesse segmento turístico”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O impacto das ações também se reflete nos dados de performance. A campanha digital voltada ao mercado norte-americano alcançou mais de 67 mil impressões — superando em 7 mil a meta inicial — e obteve mais de 4 mil cliques, quase o dobro da média das ações apoiadas pela PCMA. Já na América Latina, a newsletter promovida pela associação, com o slogan “Visite Brasil: Donde los Negocios Encuentran Inspiración”, obteve taxa de abertura de 22,5%, índice acima da média do setor.
Além disso, conteúdos promovendo o Brasil como destino MICE foram amplamente divulgados nas redes sociais e portais parceiros da PCMA em regiões estratégicas dos Estados Unidos, como Illinois, Nova York, Flórida, Pensilvânia e o Distrito de Colúmbia — estados com alta concentração de profissionais que decidem as sedes de eventos internacionais. O foco foi destacar a infraestrutura moderna, a conectividade aérea e a diversidade natural e cultural do país, que oferece possibilidades únicas para combinar negócios e lazer.
“O resultado desse trabalho é a atração de novos negócios e o aumento do fluxo de um tipo de visitante, que é o que tem o gasto mais alto. Essa iniciativa consolida o Brasil como um destino competitivo e preparado para as demandas globais de eventos. O Brasil está na moda lá fora, estamos batendo recordes de entrada de visitantes internacionais e de divisas e é o momento ideal para consolidarmos a nossa posição lá fora também em relação ao turismo MICE”, completou Freixo.
Com presença em 59 países e composta por 67% de planejadores e 33% de fornecedores, a PCMA é uma das mais influentes entidades do setor MICE no mundo. Entre os segmentos que a associação atende estão tecnologia, saúde, educação, finanças, setor público, indústria, energia e turismo.