A embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado nas redes sociais alertando torcedores que planejam acompanhar a Copa do Mundo de 2026 sobre a necessidade de providenciar o visto com antecedência. O torneio será sediado por Estados Unidos, México e Canadá, mas a maioria dos jogos, incluindo a final, acontecerá em solo norte-americano.
Segundo a embaixada, a alta demanda deve impactar os prazos de análise, que já variam de acordo com a localidade e a procura. “A Copa do Mundo de 2026 será a maior de todas, com partidas em 11 cidades dos EUA. Incentivamos os viajantes estrangeiros que precisam de visto para os EUA a solicitarem agora”, destacou o comunicado publicado nesta semana, faltando pouco mais de dez meses para o início da competição.
No Brasil, os pedidos podem ser feitos nos consulados dos Estados Unidos em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, o tempo de espera para a entrevista varia entre alguns dias e até três meses, dependendo da cidade.
O alerta ocorre em meio a tensões diplomáticas recentes entre os dois países, que levantaram dúvidas sobre a possível flexibilização para torcedores. Segundo a CNN Brasil, a situação pode levar o presidente norte-americano, Donald Trump, a adotar restrições mais duras, chegando até a cogitar a suspensão de vistos para o período do torneio.
Tradicionalmente, países-sede adotam medidas para facilitar a entrada de turistas, mas até o momento não houve manifestação oficial da Fifa sobre o tema. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também preferiu não comentar.
Enquanto isso, integrantes do Departamento de Seleções da entidade estiveram nos Estados Unidos avaliando estruturas para receber a Seleção Brasileira durante a Copa. O presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que a definição do local de hospedagem só será feita em dezembro, após o sorteio oficial da competição.