Gramado (RS) – Durante a manhã de conteúdos da Arena Abreu, que acontece em Gramado entre os dias 3 e 6 de agosto, Neto Fernandes (Visit Orlando), Lia Cruz (Greater Miami CVB) e Ingrid Facchetti (St. Pete Clearwater) subiram ao palco para mostrar ao trade turístico brasileiro que há muito mais do que o óbvio em seus destinos e deram aos agentes um roteiro de oportunidades, dicas práticas e ferramentas para vender experiências mais completas.
Orlando
Neto Fernandes, representante do Visit Orlando no Brasil, reforçou que o destino oferece atrações que vão muito além dos parques, com experiências que combinam compras, gastronomia, cultura e natureza. “Orlando é a capital mundial dos parques temáticos, mas também possui opções para todos os perfis de viajantes, e é fundamental que o agente saiba diversificar o roteiro”, destacou.

O executivo lembrou que o novo Terminal C do Aeroporto Internacional de Orlando, inaugurado há dois anos, recebe a maioria dos voos do Brasil e está conectado ao trem Brightline, que liga Miami ao destino. A famosa International Drive segue como ponto estratégico, reunindo hotéis, restaurantes, lojas e atrações como o Icon Park, Museu de Cera e Sea Life Aquário.
Entre as sugestões para intercalar dias de parques e descanso, Fernandes citou o Kennedy Space Center, localizado a cerca de uma hora de Orlando, parques voltados para famílias com crianças pequenas como Legoland e Peppa Pig, passeios na natureza como o Safari no Wild Florida e experiências gastronômicas diferenciadas, como o restaurante Kappa, no Four Seasons, que oferece vista privilegiada para os fogos do Magic Kingdom.
As compras também seguem em alta, com shoppings como o The Mall at Millenia e outlets premium, onde agentes podem solicitar vouchers exclusivos de desconto para seus clientes. Orlando ainda conta com 59 restaurantes premiados pelo Guia Michelin e um calendário de eventos que inclui espetáculos da Broadway, jogos de basquete, festivais culturais e esportivos.
Miami
Lia Cruz, representante do Greater Miami CVB, apresentou um panorama de atrações que reforçam a diversidade cultural e de lazer da cidade. “Miami é muito mais que sol e praia. É gastronomia, arte, esportes e experiências únicas em diferentes bairros”, afirmou.

Entre os destaques estão facilidades de transporte gratuito como o Metromover, que conecta áreas como Brickell e Downtown; os trolleys que circulam por bairros estratégicos; e o FreeBee, serviço local de deslocamento gratuito dentro de zonas específicas.
O destino tem investido em novos polos como o Miami World Center, que reúne lojas, restaurantes e atrações como o Museu do Sorvete, e preserva ícones como o Pérez Art Museum e o Frost Museum. Wynwood segue como vitrine artística, com seus murais e experiências interativas. Grandes eventos como a Fórmula 1, o Miami Open de tênis e a Copa do Mundo de 2026 (com sete jogos na cidade) reforçam o apelo global.
A gastronomia também ganhou espaço com 15 restaurantes listados no Guia Michelin e programas como o Miami Spice, que oferece menus a preço fixo em casas consagradas. Miami sustenta ainda sua posição de liderança como capital dos cruzeiros, impulsionada pela inauguração recente do maior porto de cruzeiros do mundo.
St. Pete-Clearwater
Ingrid Facchinette, representante de St. Pete-Clearwater no Brasil, apresentou o destino como o “férias das férias”, uma península de águas calmas e muita autenticidade a apenas uma hora e meia de Orlando. “Oferecemos ao visitante um verdadeiro descanso, com praias premiadas, arte de alto nível e um cenário gastronômico em ascensão”, disse.
A região conta com mais de 56 km de praias de areias brancas e atrações como o Clearwater Marine Aquarium, conhecido pela história do golfinho Winter, e o Salvador Dalí Museum, com a maior coleção do artista fora da Espanha. O público pode ainda explorar murais em tours gratuitos, vivenciar experiências artesanais como fazer velas no Candle Power, e se envolver em esportes e eventos de destaque como torneios de golfe da PGA e a Fórmula Indy.
A cena gastronômica foi reconhecida recentemente com inclusão no Guia Michelin, e o trade tem à disposição iniciativas como o Funshine Savings Passport, que oferece descontos e benefícios locais.
O Brasilturis viaja a convite da Abreu, com proteção Affinity Seguros e transporte Mundi Executive