A Sabre anunciou o lançamento da plataforma SabreMosaic Travel Marketplace, com o objetivo de centralizar o acesso a conteúdos de viagem e reduzir a fragmentação enfrentada pelas agências. A iniciativa surge após a realização de um estudo global, conduzido entre abril e maio de 2025, com 500 agentes de viagens em 14 países.
Segundo o levantamento, 91% das agências utilizam quatro ou mais sistemas de reserva, metade opera com sete ou mais sistemas e mais de 10% lidam com dez ou mais plataformas. Além disso, quase 90% gerenciam quatro ou mais integrações via API.
“Agências de viagens não deveriam precisar conectar uma dúzia de sistemas para fazer seu trabalho”, afirma Garry Wiseman, diretor de Produto e Tecnologia da Sabre. “O SabreMosaic Travel Marketplace reduz essa complexidade com uma plataforma única e inteligente. Não se trata apenas de mais conteúdo, mas de ferramentas com inteligência artificial que oferecem recomendações mais precisas e facilitam a venda.”
A Sabre explica que a fragmentação atual causa desafios operacionais, incluindo aumento de custos, inconsistência na experiência do cliente, dificuldades na integração de novos profissionais, frustração entre agentes e obstáculos para encontrar as melhores opções de viagem.
A nova plataforma, segundo a empresa, é baseada em nuvem, compatível com diferentes formatos de conteúdo e oferece suporte a fluxos de oferta e pedido. O SabreMosaic reúne conteúdo de 38 companhias aéreas com padrão New Distribution Capability (NDC), mais de 150 companhias aéreas de baixo custo, mais de dois milhões de opções de hospedagem e mais de 70 fornecedores de transporte terrestre e ferroviário.
De acordo com o estudo, 70% das agências relataram aumento no número de sistemas utilizados nos últimos três anos — um crescimento mais frequente em agências de maior porte e especialmente notado na região da Ásia-Pacífico.
Mais de 80% dos agentes entrevistados acreditam que o acesso unificado via uma única plataforma reduziria seus custos com tecnologia. A Sabre interpreta essa resposta como um indicativo de que a simplificação deixou de ser apenas uma preferência e passou a ser considerada uma estratégia de redução de despesas.
Embora 41% dos agentes expressem preocupação com o impacto da inteligência artificial sobre a segurança dos empregos no longo prazo, o interesse pela tecnologia é evidente. Entre os respondentes, 91% acreditam que a IA pode melhorar a produtividade e a experiência do cliente. Entre aqueles que já utilizam a tecnologia, quase 40% relatam impactos positivos na produtividade dos agentes.
“Viajar nunca foi simples, mas o atual cenário de múltiplas fontes de conteúdo criou um novo nível de complexidade, que já começa a ter efeitos concretos”, avalia Jen Catto, diretora de Marketing da Sabre. “As agências nos disseram com clareza: querem simplicidade, acesso unificado e tecnologias que as ajudem a atender os viajantes, não que as atrasem”, conclui.