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Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Air Canada reduz prejuízo no segundo trimestre e tem alta na receita operacional

Companhia aérea canadense diminui perdas operacionais e impulsiona receita com alta na demanda internacional; investimentos estratégicos e foco na sustentabilidade seguem como prioridades

A Air Canada divulgou os resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2025, apontando um prejuízo operacional de 34 milhões de dólares canadenses, redução significativa frente aos 253 milhões registrados no mesmo período de 2024. O desempenho da companhia expõe um avanço expressivo na receita operacional total, que alcançou 5,7 bilhões de dólares canadenses — crescimento de 10% em relação ao ano anterior.

Esse aumento foi impulsionado principalmente pela receita de passageiros, que somou 5,4 bilhões de dólares canadenses, refletindo a forte demanda por viagens internacionais e a ampliação da capacidade da malha aérea. “Tivemos um bom desempenho operacional no segundo trimestre, com uma melhora significativa em relação ao mesmo período do ano passado. A demanda internacional seguiu forte, particularmente na América Atlântica, no Pacífico e nas rotas transfronteiriças”, afirmou Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada.

O número de passageiros transportados pela companhia cresceu 11%, enquanto a capacidade aumentou 8%, conforme apontam os dados do relatório. O fator de ocupação também avançou 1,9 ponto percentual, atingindo 87,6%. Já os rendimentos por assento por quilômetro (Prasm) cresceram 1,7%, impulsionando ainda mais a receita unitária da empresa.

A Air Canada também reportou um aumento no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), ajustado para 1,1 bilhão de dólares canadenses, acima dos 1,0 bilhão alcançados no mesmo período do ano passado. O fluxo de caixa livre do trimestre foi de 1,3 bilhão, contribuindo para o saldo de caixa total da companhia, que chegou a 10 bilhões de dólares canadenses.

A aérea ressaltou também os investimentos contínuos em sustentabilidade, tecnologia e experiência do cliente. Entre os destaques estão a introdução de novas cabines premium, parcerias com marcas como Air France-KLM e Emirates, e melhorias na conectividade com programas como o Star Alliance Digital Connection Service.

“Ao olharmos para o futuro, continuaremos investindo estrategicamente em nossa frota, produtos e serviços, ao mesmo tempo que avançamos em nossos objetivos ambientais, sociais e de governança”, acrescentou Rousseau. A empresa segue confiante para a temporada de verão e planeja operar com capacidade 10% superior à do ano passado.

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