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Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Clickbus aposta R$ 15 milhões em IA focada na experiência do viajante

Assistente conversacional, hiperpersonalização e automação para melhorar a experiência do viajante são as apostas da ClickBus no segmento

São Paulo (SP) – A Clickbus revelou nesta terça-feira (5) os resultados de uma pesquisa inédita sobre o uso da inteligência artificial (IA) no setor rodoviário e anunciou os próximos passos da companhia neste campo. Somente neste ano, a empresa pretende investir R$ 15 milhões em soluções baseadas em IA que prometem transformar toda a jornada de viagem.

A tecnologia já impacta diretamente nos hábitos de consumo dos clientes da Clickbus, entre os quais 50% confiam na tecnologia para receber dicas de viagem, segundo pesquisa apresentada por Michelle Xavier, diretora de Marketing e Growth da empresa. “O passageiro quer economia de tempo e dinheiro, enxergando a IA como aliada nesse processo”, afirma.

Realizado com mais de 1,1 mil usuários em julho, o estudo da Clickbus aponta ainda que 48% dizem utilizar ferramentas de IA todos os dias — muitas vezes de forma invisível, integrada à rotina por meio de plataformas de streaming, aplicativos de mensagem ou comparação de preços. “A IA já está presente na jornada do cliente e precisa funcionar de forma fluida, natural e contextualizada”, complementa Michelle.

Além disso, 87% dos entrevistados reconhecem que ela ajuda a poupar tempo, e 43% já confiam na IA para tomar decisões, superando os 36% que ainda preferem atendimento humano. As funcionalidades mais desejadas incluem previsão de atrasos (59%), comparação de horários e rotas, atendimento ágil e personalizado, entre outras.

As preocupações com a tecnologia, no entanto, também são expressivas, principalmente entre gerações mais antigas. O levantamento aponta que 73% dos clientes tem medo que a IA seja utilizado para aplicar golpes e 63% se preocupam com o uso indevido de dados pessoais.

“É justamente essa a importância de uma empresa robusta, que não prejudique quem não sabe usar a tecnologia e transmita segurança para o cliente”, reforça Michelle.

ClickBus
Michelle Xavier, diretor Marketing e Growth da ClickBus, apresentando dados da pesquisa. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

Jornada personalizada e assistente conversacional

Para atender essas demandas, a Clickbus desenvolveu soluções com base em linguagem natural, inteligência conversacional e hiperpersonalização, que já estão em uso no aplicativo e demais canais da empresa. “Nós não queríamos apenas colocar um chat no app. Reimaginamos toda a experiência do viajante com IA desde a escolha do destino até o pós-viagem”, conta Caio Tozzini, diretor de Produtos da companhia.

Entre os novos recursos, estão buscas exploratórias por comando de voz ou texto, como “quero ir para a praia com meu cachorro no fim de semana”, e um assistente virtual capaz de indicar destinos, mostrar preços mais baratos, esclarecer dúvidas sobre documentos, transporte de pets, bagagens e itinerários.

A IA também está integrada a processos de remarcação, cancelamento com reembolso instantâneo via carteira digital e notificações em tempo real. “Queremos que o viajante sinta que tem um parceiro durante toda a jornada. Desde saber onde embarcar até compartilhar o trajeto com familiares, a IA estará presente, de forma proativa”, declarou Tozzini.

Plataforma aberta e futuro colaborativo

A Clickbus também anunciou o lançamento do seu próprio servidor MCP (Model Context Protocol), permitindo que agentes de IA de terceiros possam interagir com os serviços da plataforma. “O MCP é como uma porta USB no mundo da inteligência artificial. Ele conecta serviços e permite que agentes autônomos executem tarefas como compra de passagens de forma integrada”, explicou Fábio Trentini, CTO da empresa.

Para Phillip Klien, CEO da Clickbus, o objetivo é posicionar a empresa como “a camada de inteligência artificial do rodoviário no Brasil”, destacando que a transformação vai além da tecnologia. “A automação tem nos permitido fazer mais, com mais pessoas. Estamos expandindo nossa equipe, não reduzindo. A IA não veio substituir, veio potencializar”, acrescenta o executivo.

Cenário do segmento rodoviário

Klien salienta ainda que o modal rodoviário continua sendo essencial para o turismo brasileiro, em especial com as altas tarifas do setor aéreo. “Já transportamos mais de 15 milhões de passageiros nos nossos 12 anos de operação e vendemos mais de 62 milhões de passagens. Só no primeiro semestre de 2025, foram mais de 71 milhões de buscas em nossas plataformas”, declarou.

Para ele, o Brasil possui uma realidade única nesse setor. “Enquanto temos 134 aeroportos com voos comerciais regulares, o transporte rodoviário conecta quase 7 mil destinos. Estimamos que o mercado de viagens rodoviárias movimenta mais de 150 milhões de passagens por ano. É o segundo ou terceiro maior do mundo”, completa Klien.

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