Gramado (RS) – A programação desta terça-feira (05) da Arena Abreu, em Gramado, trouxe para o palco uma viagem pelas belezas do Nordeste. Com apresentações dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, agentes tiveram acesso a dados estratégicos e dicas de vendas para explorar o turismo da região.
Rio Grande do Norte
Com uma apresentação bem humorada, Molga Freire, vice-presidente da Emprotur, destacou o impacto econômico do turismo no Rio Grande do Norte: “76% do PIB do estado vem do turismo. De cada R$ 4 arrecadados em ICMS, R$ 3 são gerados pelo turismo”. Entre janeiro e maio deste ano, o estado faturou R$ 655 milhões com atividades turísticas, um crescimento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com mais de 30 mil leitos e mais de “300 dias de sol” por ano, o RN oferece experiências para todos os gostos. Da capital Natal à São Miguel do Gostoso, passando por Pipa, Galinhos, Genipabu e as lagoas de Nísia Floresta, as opções vão de passeios culturais a aventuras com buggy e mergulhos em parrachos. “Nosso ar é o mais puro das Américas. O cliente respira à vontade e sem custo adicional”, brincou Molga, que ainda acrescentou: “Quando você vende o RN, você coloca comida na mesa de milhares de potiguares”.
Pernambuco
Danielly Aguiar, gerente de marketing da Empetur, trouxe a alegria do povo Pernambucano com uma apresentação que mesclou vivências pessoais e dados turísticos. “Pernambuco é tão plural que até nas letras do nome nenhuma se repete”, brincou. Recife, Olinda e Fernando de Noronha formam o tríade mais conhecida, mas o estado vai muito além.

Passeios de catamarã, museus interativos como o Cais do Sertão e o Passo do Frevo, festas populares como o Carnaval, o São João e a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém mostram a riqueza cultural do destino. No litoral, Porto de Galinhas e Carneiros se destacam com praias de águas mornas e jangadas. Noronha, com suas taxas de preservação e controle de visitantes, foi desmistificada: “Se tem voo, tem entrada. E a experiência é garantida”, assegurou.
Bahia
A apresentação da Bahia foi conduzida por Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Setur-BA, com foco na ancestralidade, no protagonismo afro-brasileiro e na imensidão do estado, que está presente em roteiros culturais, históricos, religiosos e também de praia. Salvador, Chapada Diamantina, Porto Seguro, Ilhéus, Morro de São Paulo e tantos outros lugares surgiram como destinos que equilibram estrutura, identidade e experiência.

Em um dos momentos, destacou-se o quanto a cultura baiana é um diferencial de venda: “É preciso entender a cultura não como um acessório, mas como parte central da experiência”. E concluiu-se que vender a Bahia é, acima de tudo, vender pertencimento.