Gramado (RS) – O terceiro dia da Arena Abreu começou com uma manhã dedicada aos destinos nacionais. No auditório do Centro de Convenções do Wish Serrano Resort, os 300 agentes de viagens acompanharam as apresentações do Rio Grande do Sul, Paraná e Gramado, com destaque para atrativos culturais, naturais e gastronômicos.
Eduy Azevedo, do Viaje Paraná, reforçou a importância do agente de viagens como elo essencial na cadeia do turismo e destacou o protagonismo do estado no cenário nacional. “Cada milhão que o senhor me der para fazer divulgação do Paraná, a gente traz bilhão de volta”, disse, ao lembrar de uma conversa com o governador Ratinho Júnior. O palestrante também apontou as Cataratas do Iguaçu e a Grande Reserva da Mata Atlântica como dois patrimônios naturais da humanidade presentes no estado.

A apresentação do Rio Grande do Sul foi conduzida por Ronaldo Santini, secretário de Turismo do estado, e por Claudia Mara, diretora de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Entre os destaques, estiveram produtos como turismo religioso, rural, astronômico e paleontológico, além do turismo de natureza e do inverno gaúcho. O estado também foi exaltado por ter três geoparques reconhecidos pela Unesco, por sua cultura tradicionalista e pela variedade de experiências oferecidas aos visitantes.
Em seguida, Ricardo Reginato, secretário de Turismo de Gramado, deu um tom mais descontraído à apresentação do destino anfitrião. O executivo agradeceu à Abreu pela realização da Arena na cidade e destacou o esforço conjunto da prefeitura e da iniciativa privada para manter a hospitalidade da cidade, mesmo após os impactos das chuvas no estado.
“Sabem tudo que passamos no Rio Grande do Sul no ano passado. Tivemos que mudar e refazer o planejamento diversas vezes. E a estratégia para 2025 era justamente trazer grandes operadoras para realizarem suas convenções aqui. A Abreu é a primeira. Uma salva de palmas para vocês!”, declarou.

Ao falar sobre os atrativos, Reginato lembrou que Gramado é conhecida principalmente no inverno e durante o Natal, mas incentivou os agentes a venderem a cidade durante o ano todo. Entre os números, citou que o município tem hoje 26 mil leitos, mais de 300 restaurantes e cerca de 75 atrativos turísticos. “Se você ficar 15 dias em Gramado, ainda assim não vai conhecer tudo. É por isso que a taxa de retorno aqui é tão grande”, disse.
O secretário também mencionou produtos como a rota do vinho, os roteiros de agroturismo e experiências temáticas. Entre os eventos que compõem o calendário oficial, estão o Gramado In Concert, a Vindima, a Páscoa em Gramado, a Festa da Colônia, o Festival de Cinema e o Natal Luz. Neste ano, a cidade receberá duas apresentações de Roberto Carlos durante o espetáculo no Lago Joaquina Rita Bier, como parte das comemorações de 40 anos do evento.
A manhã teve ainda espaço para destacar a conectividade aérea com Porto Alegre, o crescimento da hotelaria e a chegada de novidades como o hotel temático da Cria Amigos e a futura unidade do Club Med. Reginato também convidou os profissionais a se especializarem por meio do EAD desenvolvido em parceria com o Senac, com certificado assinado por ele próprio.