BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,48
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Fafá de Belém apresenta projeto do Círio a Marcelo Freixo

Varanda de Nazaré, idealizada pela artista há 15 anos, destaca o sincretismo e o potencial econômico da fé na Amazônia

Em reunião realizada nesta terça-feira (5), a cantora Fafá de Belém apresentou ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a 15ª edição do projeto Varanda de Nazaré, uma das mais relevantes iniciativas culturais ligadas ao Círio de Nazaré, em Belém (PA). Idealizado pela artista, o projeto nasceu como espaço de acolhimento durante a celebração religiosa e hoje se consolidou como plataforma de projeção da identidade amazônica, reunindo fé, cultura e impacto social.

Ao longo da conversa, Fafá destacou que o projeto transcende o conceito de camarote: “A Varanda não é um camarote, é uma extensão da minha casa e do meu coração. É onde a fé do nosso povo se mostra em sua forma mais pura, diversa e alegre.” A iniciativa já recebeu mais de 500 personalidades — a quem ela se refere como “embaixadores” — e emprega diretamente 1.500 pessoas, com contratações iniciadas ainda em março para garantir a estrutura do evento que ocorre em outubro.

A artista também reforçou o caráter inclusivo e sincrético do Círio: “Queremos que o mundo veja que a Amazônia não é só a floresta, é gente, é cultura, é uma fé que abraça a todos, tanto o católico, quanto o umbandista e o ateu. […] É o Brasil que dá certo, que celebra junto.”

Marcelo Freixo elogiou a proposta, afirmando que ela está alinhada com os pilares do Plano Brasis — nova estratégia de marketing da Embratur —, que valoriza a diversidade cultural, as experiências autênticas e o desenvolvimento sustentável como diferenciais competitivos do Brasil no cenário internacional. “Hoje o Brasil está na pauta da sustentabilidade, onde discutimos natureza e cultura”, pontuou.

A Embratur também sinalizou que a Varanda de Nazaré será incorporada à agenda de promoção internacional, com destaque nas principais feiras e vitrines do turismo mundial. “Levar o Círio para as principais vitrines de turismo do mundo é uma prioridade”, garantiu Freixo.

A expectativa é que o projeto ganhe ainda mais visibilidade com a realização da COP30 em Belém, evento que deve atrair atenção global para a região. “Mostrar a força de uma manifestação que celebra a vida no coração da floresta é a nossa mensagem mais poderosa. É a prova de que nossa cultura é um ativo fundamental para um turismo sustentável e de respeito”, concluiu o presidente da Embratur.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

EUA exigirão caução de até US$...

Programa piloto mira estrangeiros de países com alta taxa de permanência irregular e entra em vigor no fim de agosto; brasileiros ainda não estão na lista

Orlando, Miami e St. Pete destacam...

Representantes dos três destinos, na manhã da Arena Abreu em Gramado (3 a 6 de agosto), apresentaram atrações, eventos e ferramentas para agentes ampliarem vendas e roteiros personalizados aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS