Em reunião realizada nesta terça-feira (5), a cantora Fafá de Belém apresentou ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a 15ª edição do projeto Varanda de Nazaré, uma das mais relevantes iniciativas culturais ligadas ao Círio de Nazaré, em Belém (PA). Idealizado pela artista, o projeto nasceu como espaço de acolhimento durante a celebração religiosa e hoje se consolidou como plataforma de projeção da identidade amazônica, reunindo fé, cultura e impacto social.
Ao longo da conversa, Fafá destacou que o projeto transcende o conceito de camarote: “A Varanda não é um camarote, é uma extensão da minha casa e do meu coração. É onde a fé do nosso povo se mostra em sua forma mais pura, diversa e alegre.” A iniciativa já recebeu mais de 500 personalidades — a quem ela se refere como “embaixadores” — e emprega diretamente 1.500 pessoas, com contratações iniciadas ainda em março para garantir a estrutura do evento que ocorre em outubro.
A artista também reforçou o caráter inclusivo e sincrético do Círio: “Queremos que o mundo veja que a Amazônia não é só a floresta, é gente, é cultura, é uma fé que abraça a todos, tanto o católico, quanto o umbandista e o ateu. […] É o Brasil que dá certo, que celebra junto.”
Marcelo Freixo elogiou a proposta, afirmando que ela está alinhada com os pilares do Plano Brasis — nova estratégia de marketing da Embratur —, que valoriza a diversidade cultural, as experiências autênticas e o desenvolvimento sustentável como diferenciais competitivos do Brasil no cenário internacional. “Hoje o Brasil está na pauta da sustentabilidade, onde discutimos natureza e cultura”, pontuou.
A Embratur também sinalizou que a Varanda de Nazaré será incorporada à agenda de promoção internacional, com destaque nas principais feiras e vitrines do turismo mundial. “Levar o Círio para as principais vitrines de turismo do mundo é uma prioridade”, garantiu Freixo.
A expectativa é que o projeto ganhe ainda mais visibilidade com a realização da COP30 em Belém, evento que deve atrair atenção global para a região. “Mostrar a força de uma manifestação que celebra a vida no coração da floresta é a nossa mensagem mais poderosa. É a prova de que nossa cultura é um ativo fundamental para um turismo sustentável e de respeito”, concluiu o presidente da Embratur.