Na noite desta quarta-feira (6), o grupo Air France-KLM iniciou em São Paulo a ação “Qual o Destino?”, uma ativação de marketing sensorial voltada a fortalecer o relacionamento com o público brasileiro e evidenciar a estratégia da companhia no país. A ocasião marcou o lançamento de uma experiência imersiva que convida os visitantes a embarcar, metaforicamente, por destinos operados pela KLM a partir do envolvimento dos cinco sentidos — visão, audição, olfato, paladar e tato.
O evento contou com a presença de executivos do grupo, como Manuel Flahault, diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, e Sylvain Mathias, diretor Comercial da companhia para a região. Ambos falaram sobre o compromisso da empresa com o Brasil e destacaram novidades operacionais.
“A ideia era criar algo para que as pessoas compreendessem um pouco mais a nossa ampla rede da KLM, que conta com mais de 160 destinos. Por isso, decidimos criar essa experiência totalmente diferente, que apela aos cinco sentidos para que as pessoas possam não só ver, mas também interagir e se envolver emocionalmente com os destinos”, explicou Manuel Flahault em entrevista ao Brasilturis.
A mecânica da ação envolve um jogo interativo hospedado em um site próprio (qualodestino.com.br), em que os participantes acumulam pontos e concorrem a passagens aéreas. A experiência, conforme detalhou Sylvain Mathias em seu discurso, é também uma forma de divulgar a nova campanha da marca, chamada “Travel Well”. “O que significa viajar bem? É mais do que conforto. É sobre qualidade da experiência, conexões humanas e sensoriais. Queremos que as pessoas vivenciem o que é uma jornada de verdade com a KLM”, afirmou.

Aposta no Brasil e expansão de voos da KLM
Durante a conversa com o Brasilturis, Flahault ressaltou que o Brasil tem se consolidado como um mercado estratégico não apenas para a Air France, mas também para a KLM. Como parte dessa visão, a companhia holandesa adicionará duas novas frequências na rota São Paulo–Amsterdã, a partir de novembro e dezembro deste ano, mesmo em meio a um cenário global desafiador.
“O mercado brasileiro se tornou estratégico. E mesmo com os desafios enfrentados pela indústria, como a carência de aeronaves e de pilotos, a KLM decidiu investir aqui. Vamos adicionar mais duas frequências na rota entre São Paulo e Amsterdã, com voos noturnos na ida e na volta. Isso mostra a confiança que temos no Brasil”, destacou Flahault.
Segundo o executivo, o aumento de voos é também um teste de mercado. Caso o desempenho seja positivo, novas expansões poderão ser implementadas em 2025. “A ideia é seguir investindo, ver quando poderemos adicionar mais frequências, principalmente quando essa pressão por aeronaves e tripulações for aliviada”, completou.
Desafios globais e adaptação
Questionado sobre o impacto das entregas atrasadas de aeronaves por parte de Airbus e Boeing, Flahault reconheceu que o cenário afeta diretamente a operação da companhia. “Tem afetado como todos, seja na entrega de novas aeronaves ou na manutenção de peças e autopartes. Ainda é um problema e acreditamos que deve durar mais alguns meses. Mas estamos nos adaptando”, comentou.
Alianças locais e reforço da presença
No encerramento do discurso, Sylvain Mathias também agradeceu aos parceiros locais, como a Heineken e a agência The Juju, responsáveis pela concepção da ativação. Ele dedicou atenção especial à Gol Linhas Aéreas, parceira estratégica do grupo no Brasil há 11 anos. “A Gol entrega conectividade excepcional nos nossos portões de entrada no Brasil. É uma parceria essencial para o sucesso do nosso programa de voos”, reforçou.
A ativação “Qual o Destino?” segue aberta ao público até o dia 17 de agosto e se soma a uma série de ações que integram a ofensiva do grupo Air France-KLM no Brasil.