Alexander Van der Bellen, presidente da Áustria, informou que não participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA), devido aos custos considerados elevados para viabilizar a viagem. A decisão foi confirmada por meio de nota oficial divulgada pelo gabinete presidencial austríaco.
“Os custos particularmente altos da participação do presidente na COP deste ano não estão dentro do apertado orçamento da Presidência por razões logísticas”, declarou o governo à emissora pública da Áustria.
A ausência do presidente da Áustria ocorre em um momento de atenção internacional às condições estruturais e logísticas da cidade sede da COP30. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da conferência, já havia alertado que o aumento dos preços em Belém poderia comprometer a participação de delegações estrangeiras, impactando a legitimidade das negociações climáticas.
A situação levou 27 países a assinarem uma carta solicitando melhorias na infraestrutura da capital paraense. Atualmente, acomodações simples na cidade chegam a custar mais do que diárias em hotéis de luxo em outras capitais brasileiras, como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Além das delegações oficiais, o aumento dos preços também afeta a presença da sociedade civil na conferência. A Climate Action Network Latin America (CANLA) alertou que os valores praticados podem dificultar a participação de organizações e ativistas, comprometendo a diversidade de vozes no evento, que acontece em menos de cem dias.