Com expectativa de movimentar até R$ 10 bilhões no turismo paulista nos próximos anos, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo levarão uma comitiva oficial à IBTM Americas 2025, um dos principais eventos globais do setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que ocorre nos dias 20 e 21 de agosto, na Cidade do México.
A missão faz parte do programa Discover/Descubra São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em parceria com a InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
O objetivo da ação é posicionar São Paulo como a capital dos grandes eventos na América Latina, além de incentivar novos negócios, atrair turistas e fomentar o investimento estrangeiro. “Neste semestre, inauguramos uma nova fase do programa Discover São Paulo, iniciando pela IBTM Americas, uma feira focada no setor de eventos, no qual São Paulo é líder na América do Sul”, afirmou Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo.
A delegação contará com autoridades e cinco empresas selecionadas: Jardim Bíblico do Templo de Salomão, Mercado SP Comércio e Serviços Ltda., Acangatá Filmes Ltda., Agência Banda de Marketing Digital e Desbrava Tour. Os representantes paulistas terão a oportunidade de se conectar com compradores internacionais e apresentar a diversidade da oferta turística da cidade.
O estande de São Paulo destacará atrações como o Carnaval de Rua, que em 2025 atraiu um público 73,7% maior que no ano anterior, gerando R$ 3,4 bilhões em impacto econômico e 50 mil empregos diretos e indiretos. A realização do Grande Prêmio de Fórmula 1, com impacto de R$ 2 bilhões em 2024, também será enfatizada. A prova está confirmada no Autódromo de Interlagos até 2030 e deverá ganhar ainda mais visibilidade com o retorno de um piloto brasileiro à categoria, Gabriel Bortoleto.
“Além das atrações em si, a infraestrutura do estado e da cidade de São Paulo é um dos grandes diferenciais para o turista. Aeroportos, rodoviárias, as melhores estradas do país, centros de eventos e a excelência de setores como hotelaria e gastronomia contribuem para o sucesso do turismo paulista e paulistano”, destacou Rui Gomes, presidente da InvestSP.
Outros eventos de destaque no calendário turístico da capital, como o Lollapalooza, The Town, Parada do Orgulho LGBT+, Marcha para Jesus, Corrida de São Silvestre, Réveillon na Avenida Paulista e festas juninas, também contribuem para consolidar a cidade como polo internacional de turismo de eventos e experiências culturais.
Desde o lançamento do Discover São Paulo, no início de 2025, o programa já promoveu sete missões internacionais, com participação de 19 empresas e geração estimada de R$ 80 milhões em negócios. Até o fim do ano, estão previstas mais quatro missões internacionais e duas nacionais. As inscrições seguem abertas para eventos em destinos como Turquia, Argentina, Inglaterra e França.