BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,46
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Uruguai intensifica ações no Brasil para romper sazonalidade no turismo

Roadshow do Uruguai apresenta experiências de enoturismo, gastronomia e esportes para atrair brasileiros o ano inteiro

São Paulo (SP) – O Uruguai reforçou sua presença no mercado brasileiro com a terceira etapa do roadshow “Uruguai, muito mais que um país”, realizada nesta quarta-feira (6), no Figueira Rubaiyat. Organizado pelo Ministério de Turismo do Uruguai e pela Câmara Uruguaia de Turismo, o encontro reuniu operadores, agentes de viagens e influenciadores para apresentar os principais atrativos do país ao longo de todo o ano, com foco além da tradicional temporada de verão.

“A ideia é posicionar as diferentes experiências que o Uruguai oferece o ano inteiro. Os brasileiros gostam muito do nosso país no verão, isso já está consolidado, mas buscamos mostrar o que mais há para fazer em outras épocas”, afirma Marina Cantera, presidente da Câmara Uruguaia de Turismo.

Queijo, vinho e esportes

Entre os destaques apresentados ao trade paulistano estão experiências ligadas ao slow travel, com foco em enoturismo, gastronomia e bem-estar. “Os brasileiros gostam muito de experiências autênticas. Temos rotas de queijo e vinhos com pequenas degustações em Carmelo, Montevidéu e outras regiões. Isso está se vendendo muito bem por aqui”, declara.

Além do turismo enogastronômico, o país também aposta no crescimento do turismo esportivo como diferencial para atrair visitantes do Brasil. “Há muitas maratonas, provas de bicicleta e até corrida de caminhões na cidade de Rivera. Os brasileiros vêm muito por causa desses eventos”, complementa Marina.

A presença institucional de Soledad Britos, cônsul do Uruguai em São Paulo, reforçou a importância do evento. Ela destacou os vínculos históricos e culturais entre os países, além de pontuar São Paulo como mercado estratégico para o turismo uruguaio, especialmente nos segmentos de lazer de luxo, MICE e viagens de incentivo.

Durante a ação, foram apresentados destinos emblemáticos como Punta del Este, José Ignacio, Montevidéu, Colônia e Rocha, com foco na combinação de experiências sofisticadas e acessíveis. Marina enfatiza que o país ainda é percebido por muitos como um destino caro, mas que essa imagem não corresponde à realidade atual. “O Uruguai tem produtos para todos os perfis. Desde opções mais exclusivas até alternativas acessíveis para todos os bolsos”, afirma.

Segundo a presidente da Câmara, a leve retração no número de visitantes brasileiros no primeiro semestre está relacionada ao câmbio, mas o país aposta em vantagens para reverter o cenário. “Temos muitos benefícios atualmente. Com eles, acreditamos que mais brasileiros voltarão a visitar o Uruguai”, declara.

Entre os incentivos, anunciados durante a WTM Latin America 2025, estão a devolução de impostos por meio do sistema tax free para determinadas compras, além da isenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em serviços de hospedagem, gastronomia e outros segmentos turísticos.

Agenda de promoção

O roadshow “Uruguai, muito mais que um país” já passou por Curitiba (4/8) e Porto Alegre (5/8), e seguirá para o Rio de Janeiro (19/8) e Belo Horizonte (20/8). Participaram do evento as operadoras como Abtour, Buquebus, Cynsa e Jetmar, representantes dos hotéis Altos de Arapey, Carmelo Resort, Enjoy, Fasano, Solanas e Sacramento Management, entre outras instituições.

Vale destacar também a diversificação dos agentes de viagens e operadores convidados. “Fizemos um mix entre quem já vende o destino e quem ainda não vende, mas quer começar ou vender mais. A ideia é ampliar essa rede e fortalecer os laços com o trade”, conclui Marina.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

EUA exigirão caução de até US$...

Programa piloto mira estrangeiros de países com alta taxa de permanência irregular e entra em vigor no fim de agosto; brasileiros ainda não estão na lista

Arena Abreu 2025 chega ao fim...

Último dia teve rodada de negócios, ativações culturais e festa de encerramento no Wish Serrano Resort, em Gramado

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS