BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,45
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Paraná recebe 710 mil turistas internacionais até julho

Estado mantém 4ª posição nacional na entrada de estrangeiros em 2025, com crescimento expressivo nas chegadas por via terrestre e aérea

O Paraná continua a registrar avanços significativos na atração de turistas internacionais. De janeiro a julho de 2025, o Estado contabilizou 710.707 chegadas de viajantes vindos do Exterior, número 23,9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 573.580 estrangeiros estiveram em território paranaense. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela Polícia Federal.

Com esse desempenho, o Paraná se mantém como o quarto maior ponto de entrada de turistas internacionais no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Somente em julho, foram 82,8 mil entradas internacionais, crescimento de 25,4% em relação ao mesmo mês de 2024, que registrou 66 mil chegadas. Trata-se do melhor julho desde 2019.

Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, o impacto dos turistas estrangeiros se reflete diretamente na economia estadual. “Os turistas de fora do Brasil são importantes à nossa economia porque gastam, investem e movimentam o nosso mercado com moeda estrangeira. Por isso, quanto mais viajantes dessa categoria nós recebemos, mais resultados a população, o empreendedor e os prestadores de serviços percebem no seu dia a dia”, afirmou.

A liderança estadual do turismo atribui os bons números a uma estratégia coordenada de promoção internacional. “O governador sabe da importância do turismo na vida das pessoas e das empresas, por isso investiu no potencial do Paraná neste setor. Os resultados estão aí, com mais empregos sendo gerados, pessoas frequentando os eventos nos municípios e hotéis batendo ocupação máxima. Isso é fruto de um amplo trabalho de promoção do nosso turismo mundo afora, por ações da Secretaria e do Viaje Paraná”, declarou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Os países vizinhos seguem como os principais emissores de turistas ao Estado. O Paraguai lidera com 279,2 mil visitantes (39%), seguido de perto pela Argentina, com 274,4 mil (38%). Também se destacam os Estados Unidos (19,2 mil), Chile (15 mil) e Reino Unido (9,7 mil).

O acesso terrestre continua sendo o principal meio de entrada, com 682,6 mil registros, colocando o Paraná na segunda posição nacional neste quesito, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Por via aérea, foram 24,9 mil chegadas, alta de 54% em relação ao mesmo período de 2024.

No acumulado nacional, o Brasil recebeu 5.952.254 turistas estrangeiros entre janeiro e julho, número que representa uma alta de 47,5% frente ao ano anterior e estabelece um novo recorde histórico. A América do Sul é a principal origem dos visitantes, com destaque para Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

KLM amplia voos para Amsterdã e...

Durante evento "Qual o Destino?", grupo Air France-KLM destacou crescimento no Brasil, apresentou expansão de voos da KLM e criou vivência imersiva para o público

Arena Abreu 2025 chega ao fim...

Último dia teve rodada de negócios, ativações culturais e festa de encerramento no Wish Serrano Resort, em Gramado

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS