Recife (PE) – Pela primeira vez desde sua criação, o roadshow “O Rio de Janeiro é só o começo” realiza uma etapa no Nordeste. Organizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), TurisRio, ABIH-RJ e BBG Brasil, o evento desembarcou em Recife nesta quinta-feira (7) com a proposta de aproximar o trade local dos atrativos fluminenses.
Segundo Luiz Felipe Carvalho, assessor especial da Setur-RJ, a escolha da capital pernambucana foi estratégica. “Sempre apontamos Recife como uma das principais emissoras de turistas para o Rio de Janeiro no Nordeste. Por isso, defendi muito que estivéssemos aqui”, afirmou. Esta será a única etapa nordestina em 2025, mas a expectativa é ampliar o circuito na região no próximo ano.
O evento reuniu cerca de 30 expositores, entre agências, redes hoteleiras, prefeituras e atrativos turísticos, e recebeu mais de 150 convidados do trade pernambucano, incluindo agentes de viagens, operadores e guias. O roadshow já passou por cidades como Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande e Cuiabá. “A gente roda as principais capitais emissoras de turistas para o Rio. É uma ação pensada e estudada. Esse projeto promove um encontro real entre os dois lados do trade: quem vende e quem recebe”, explicou.
A mensagem principal da ação, segundo ele, é mostrar a diversidade do estado, que reúne praia e montanha, frio e calor, cidades do interior estruturadas, hotelaria de qualidade e gastronomia variada. Carvalho também ressaltou o bom desempenho do estado no primeiro semestre de 2025.

“Estamos com média de 80% a 85% de ocupação hoteleira em praticamente todo o estado. A meta inicial de até 1,9 milhão de turistas internacionais até o fim do ano pode ser superada. Já passamos de 1,5 milhão em julho e acreditamos que vamos ultrapassar os dois milhões, retomando marcas históricas pré-pandemia”, destacou.
A segurança também foi reforçada como diferencial. “Apesar das notícias que se veem nos jornais, o Rio é seguro para o turista. Nosso cinturão turístico, da zona sul ao recreio, está preparado para receber. E o interior é ainda mais pacato e acolhedor”, completou.
Além do lazer, o Rio busca reforçar sua imagem como destino para eventos corporativos e científicos. Carvalho citou, como exemplo, o apoio do governo estadual ao Rio Innovation Week, que acontece ainda este mês. Vale salientar que, recentemente, o Rio de Janeiro foi eleito o segundo melhor destino para combinar viagens e trabalho, prática também conhecida como workcation.