Cidadãos dos Estados Unidos (EUA) que desejam manter seu passaporte em dia devem ficar atentos às regras de renovação impostas pelo Departamento de Estado. Em determinadas situações, não é possível renovar o documento, sendo necessário iniciar um novo processo, como se fosse a primeira solicitação.
Segundo o site oficial do Governo dos Estados Unidos, a renovação é inviável quando o passaporte anterior está danificado, foi perdido ou roubado. Também não é possível atualizar o documento caso ele tenha sido emitido quando o titular tinha menos de 16 anos ou há mais de 15 anos. Outra limitação ocorre quando o passaporte não reflete o nome legal atual e o cidadão não possui documentação comprobatória da mudança.
Nessas situações, a recomendação é preencher e enviar o Formulário DS-11, que equivale ao processo padrão de solicitação de um novo passaporte. As taxas aplicadas para a emissão são de US$ 160, somadas a US$ 35 de tarifa de aceitação.
Apoio às deportações em queda
Pesquisas recentes divulgadas pela CNN e pela CBS mostram um recuo no apoio à política de deportações nos Estados Unidos. Segundo os dados, 57% dos americanos se posicionaram contra a criação de centros de detenção em massa e às novas diretrizes migratórias promovidas pelo presidente Donald Trump.
Trump, reeleito no ano passado, baseou parte de sua campanha na promessa de endurecer o controle migratório. O republicano chegou a se referir a imigrantes em situação irregular como “selvagens” e “animais”. Seis meses após reassumir a presidência, ele vê esse apoio encolher, conforme revelam os levantamentos divulgados no domingo (20).