Foz do Iguaçu viveu um mês de julho histórico para o Turismo. Impulsionada pelo período de férias escolares e pela atratividade dos seus equipamentos, a cidade paranaense registrou aumento expressivo na movimentação turística em 2025. Os principais atrativos, Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves, Wonder Park e o passeio Itaipu Especial, receberam juntos 222.343 visitantes, alta de 23,6% em relação aos 179.860 turistas registrados no mesmo mês de 2024.
Além desses, o Mercado Público Barrageiro, inaugurado em novembro de 2024, foi responsável por atrair outros 51,7 mil visitantes em julho. O levantamento foi feito pelas concessionárias e administradores dos espaços, enquanto o Parque Nacional do Iguaçu ainda não divulgou os dados de visitação.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, atribui os resultados ao trabalho de valorização do destino. “É um orgulho ver locais tão especiais do nosso Estado, como Foz do Iguaçu, atingindo grandes números na recepção de visitantes do Brasil e do mundo”, afirma. “Seja pela beleza natural, atividades em meio à natureza ou pelas experiências únicas, ter atrativos de um dos nossos principais destinos registrando aumentos é um diagnóstico positivo do setor estadual como um todo”.
O Marco das Três Fronteiras, um dos pontos mais simbólicos de Foz, encerrou julho com mais de 61,4 mil visitantes, crescimento de 10% frente ao mesmo mês do ano anterior. Foi o melhor desempenho desde 2015, quando o Grupo Cataratas assumiu a gestão do espaço. O atrativo recebeu turistas de 84 nacionalidades diferentes, com destaque para brasileiros, argentinos, chilenos, paraguaios, peruanos e norte-americanos.
Cassiano Prevê, gerente comercial do Marco das Três Fronteiras, destaca o papel dos investimentos para esse resultado. “Isso mostra que os investimentos em atrações e atendimento qualificado têm refletido positivamente na captação desses viajantes, não apenas a esse local em Foz, mas ao Paraná como um todo”.
Com atrações como ambientações históricas e experiências culturais sobre os três países que formam a tríplice fronteira, o Marco é símbolo da integração entre Brasil, Argentina e Paraguai desde sua criação em 1903.
O Parque das Aves, por sua vez, somou mais de 113 mil visitantes em julho – avanço de 18% em comparação com os 97 mil registrados no mesmo mês do ano passado. A maioria do público ainda é formada por brasileiros, seguidos por turistas vindos da Argentina e Paraguai.
Já o Wonder Park, que reúne atrações como o Movie Cars, o Show das Águas e o Lumina Park, apresentou crescimento de 97%, saltando de 20,3 mil visitantes em julho de 2024 para quase 40 mil neste ano.
A visita Itaipu Especial, que percorre os bastidores da Usina, atraiu 7.943 turistas, um crescimento de 17,57% em relação ao ano anterior. No campo da gastronomia, o Mercado Público Barrageiro desponta como novidade. Criado no fim de 2024, o espaço recebeu mais de 51,7 mil visitantes em julho, com destaque para a diversidade culinária e as programações culturais.
Marcelo Martini, diretor de Operação e Segmentação Turística do Viaje Paraná, reforça a importância da promoção contínua. “Os atrativos de Foz do Iguaçu, assim como outros atrativos paranaenses, são o foco da ação de promoção do turismo desenvolvida pelo Viaje Paraná. Entendemos que ao mostrar esse potencial aos agentes de viagens de todo o país e até mesmo em feiras e eventos internacionais, estamos contribuindo para a visibilidade do turismo do Estado”.