A presidência brasileira da COP30 divulgou, na tarde desta sexta-feira (8), uma nota de esclarecimento desmentindo informações sobre a suposta oferta de hospedagem gratuita durante a conferência climática, marcada para novembro, em Belém (PA). De acordo com o comunicado, o plano de acomodação está sendo implementado em etapas, com foco inicial nas delegações participantes das negociações oficiais da conferência.
Segundo a nota, 2.500 quartos já foram disponibilizados a essas delegações, conforme acordado com a Organização das Nações Unidas (ONU). Em uma segunda fase, iniciada em 1º de agosto, o governo lançou uma plataforma online que adicionou mais 2.700 quartos para o público geral credenciado na COP30. Desde então, mais 497 quartos foram inseridos na plataforma, e a expectativa é que novos apartamentos sejam incluídos diariamente.
A nota conjunta, assinada pela presidência da COP30, Secretaria Extraordinária da COP30 (Casa Civil), Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e Embratur, também reforça o compromisso com uma conferência ampla, inclusiva e acessível. Segundo o comunicado, Belém já conta com uma oferta de 53.003 leitos, entre hotéis da capital e região metropolitana, navios, residências de temporada cadastradas por imobiliárias e acomodações disponíveis em plataformas como Airbnb.
A previsão oficial é que cerca de 50 mil pessoas participem da COP30 em Belém, número que exige um esforço conjunto entre governo, setor privado e organismos internacionais para garantir a viabilidade do evento e evitar impactos negativos à imagem do Brasil como destino turístico e sede de grandes conferências globais.
Quem também defende a atuação conjunta entre setor privado e público é Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora de turismo urbano da USP. Ela acredita que os setores devam atuar de forma coordenada para garantir não apenas infraestrutura, mas coerência entre promessa e entrega. Mariana fez uma publicação em seu Instagram, comparando diárias praticadas por hospedagens para COP30 e alguns melhores hotéis do mundo. Confira a matéria completa aqui.