BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,43
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Governo desmente boatos sobre hospedagens gratuitas na COP30

Nota oficial reafirma prioridade a delegações e detalha fases do plano de acomodação para evento em Belém

A presidência brasileira da COP30 divulgou, na tarde desta sexta-feira (8), uma nota de esclarecimento desmentindo informações sobre a suposta oferta de hospedagem gratuita durante a conferência climática, marcada para novembro, em Belém (PA). De acordo com o comunicado, o plano de acomodação está sendo implementado em etapas, com foco inicial nas delegações participantes das negociações oficiais da conferência.

Segundo a nota, 2.500 quartos já foram disponibilizados a essas delegações, conforme acordado com a Organização das Nações Unidas (ONU). Em uma segunda fase, iniciada em 1º de agosto, o governo lançou uma plataforma online que adicionou mais 2.700 quartos para o público geral credenciado na COP30. Desde então, mais 497 quartos foram inseridos na plataforma, e a expectativa é que novos apartamentos sejam incluídos diariamente.

A nota conjunta, assinada pela presidência da COP30, Secretaria Extraordinária da COP30 (Casa Civil), Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e Embratur, também reforça o compromisso com uma conferência ampla, inclusiva e acessível. Segundo o comunicado, Belém já conta com uma oferta de 53.003 leitos, entre hotéis da capital e região metropolitana, navios, residências de temporada cadastradas por imobiliárias e acomodações disponíveis em plataformas como Airbnb.

A previsão oficial é que cerca de 50 mil pessoas participem da COP30 em Belém, número que exige um esforço conjunto entre governo, setor privado e organismos internacionais para garantir a viabilidade do evento e evitar impactos negativos à imagem do Brasil como destino turístico e sede de grandes conferências globais.

Quem também defende a atuação conjunta entre setor privado e público é Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora de turismo urbano da USP. Ela acredita que os setores devam atuar de forma coordenada para garantir não apenas infraestrutura, mas coerência entre promessa e entrega. Mariana fez uma publicação em seu Instagram, comparando diárias praticadas por hospedagens para COP30 e alguns melhores hotéis do mundo. Confira a matéria completa aqui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

KLM amplia voos para Amsterdã e...

Durante evento "Qual o Destino?", grupo Air France-KLM destacou crescimento no Brasil, apresentou expansão de voos da KLM e criou vivência imersiva para o público

Clube Vilarejo lança Clube V, programa...

Grupo Vilarejo apresenta o Clube V, programa de fidelidade para agentes com cinco categorias e premiações progressivas

Delta amplia capacidade entre Atlanta e...

Voos da Delta Air Lines serão operados quatro vezes por semana com decolagens noturnas em ambos os sentidos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS