A Azul Linhas Aéreas anunciou que deixará de operar voos em 14 cidades, totalizando a suspensão de 53 rotas com baixa rentabilidade. As mudanças fazem parte do plano de reestruturação da companhia, que está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde maio deste ano.
O redesenho da malha inclui também a revisão de mais de 50 rotas com desempenho 17 pontos percentuais abaixo da margem média. As alterações envolvem a redução de frequências ou até a suspensão definitiva, afetando principalmente ligações regionais e de médio curso.
Segundo a companhia, a decisão leva em conta fatores como o aumento dos custos operacionais da aviação, agravado pela valorização do dólar, os impactos na cadeia global de suprimentos, que afetam a disponibilidade de aeronaves, e a reestruturação interna no contexto do Chapter 11.
A estratégia prevê a concentração das operações nos aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), Confins, em Belo Horizonte (MG), e Recife (PE), que funcionam como hubs para otimizar conexões e reduzir a necessidade de múltiplas escalas.
Além da redução da malha, a Azul pretende diminuir sua frota em cerca de um terço e ajustar preços para ampliar a receita, com meta de atingir ocupação média de 83% nos voos. Entre as medidas para reforçar a geração de receita está a cobrança por bagagens despachadas.
O plano de reestruturação inclui negociações para um financiamento de US$ 1,6 bilhão, que deve permitir a redução de mais de US$ 2 bilhões da dívida. A expectativa da companhia é concluir o processo até fevereiro de 2026, alcançando maior estabilidade financeira.
De acordo com a empresa, todos os passageiros afetados pelas mudanças receberam assistência, conforme as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul foi a última das três principais companhias aéreas brasileiras a recorrer ao mecanismo de recuperação judicial nos EUA, depois de Latam e Gol.
Recentemente, a Gol e a Azul também se esclareceram sobre codeshare e fechamento de rotas ao Cade.
Cidades onde a Azul deixou de operar
- Cratéus (CE)
- São Benedito (CE)
- Sobral (CE)
- Iguatú (CE)
- Campos (RJ)
- Correia Pinto (SC)
- Jaguaruna (SC)
- Mossoró (RN)
- São Raimundo Nonato (PI)
- Parnaíba (PI)
- Rio Verde (GO)
- Barreirinhas (MA)
- Três Lagoas (MS)
- Ponta Grossa (PR)