Caraguatatuba, a 175 km da capital paulista, será palco entre os dias 3 e 6 de setembro do Abeta Summit 2025, evento que reúne a cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil. O evento itinerante, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), reunirá mais de 400 profissionais, gestores públicos e operadores, além de uma programação aberta ao público que inclui a exposição (Re)Descobrindo o Brasil, com expectativa de atrair mil visitantes.
Desde 2003, o congresso percorre diferentes regiões do país como fórum para discutir tendências, desafios e oportunidades do setor. Em sua edição no Litoral Norte, o Abeta Summit mira o potencial turístico de uma região formada por Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que concentra 85% da Mata Atlântica preservada no estado. Com ecossistemas variados, de costões rochosos a florestas de altitude, o destino oferece oportunidades para turismo de aventura e experiências imersivas na natureza.
“O litoral Norte de São Paulo é rico em praias, ilhas, montanhas e comunidades tradicionais. O Abeta Summit será uma oportunidade de qualificação e conscientização para fortalecer o turismo local de forma sustentável”, afirma Luiz Del Vigna, diretor-executivo da Abeta.
A programação inclui palestras, workshops, rodadas de negócios e encontros de gestores municipais, além de atividades vivenciais, oficinas e visitas técnicas. Entre os temas, estão turismo e mudanças climáticas, gestão de parques naturais, financiamento do turismo de natureza e o mercado de turismo de aventura no Brasil.
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, destaca o legado esperado. “Mais do que receber um evento, estamos construindo um legado de inovação, sustentabilidade e oportunidades”, afirma. Já o presidente do Circuito Litoral Norte, Toninho Colucci, ressalta o impacto econômico e social. “O ecoturismo valoriza nosso patrimônio natural e gera renda e empregos, desde que planejado com responsabilidade e inclusão social”, ressalta.
Segundo dados da região, a ocupação hoteleira cresceu 6% em 2024 em relação ao ano anterior, reforçando a atratividade do destino ao longo de todo o ano. A programação completa está disponível no site oficial do evento.