A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) propôs estender até outubro de 2026 o limite de voos no Aeroporto Internacional de Newark (EWR), em Nova Jersey (EUA). A medida eleva o teto atual de 68 para 72 pousos e decolagens por hora
O limite foi implementado em junho deste ano, reduzindo a capacidade de mais de 80 movimentos por hora registrados no início de 2025. A decisão ocorreu após problemas na primavera norte-americana, quando a falta de controladores de tráfego aéreo, falhas tecnológicas e obras em pista geraram atrasos, cancelamentos e ordens de espera no solo emitidas pela FAA.
O limite atual está previsto para expirar em 25 de junho de 2026. Além disso, aos sábados, entre 1º de setembro e o fim de 2025, haverá uma restrição separada de 56 movimentos por hora devido à retomada das obras em uma das três pistas do aeroporto.
Segundo a FAA, a extensão é necessária devido à escassez de pessoal no Terminal Radar Approach Control (Tracon) da Filadélfia, responsável por gerenciar as chegadas em Newark. O órgão informou que o centro opera com 48% do quadro e que não houve avanço significativo no recrutamento desde junho.
Em seu comunicado, a FAA afirmou ter feito progressos para resolver problemas técnicos, incluindo a instalação de uma nova rede de fibra óptica entre o Tracon de Nova York, que antes controlava o tráfego de Newark, e o da Filadélfia, além da implementação de um sistema de satélite temporário para o centro da Filadélfia.
A United Airlines, principal operadora do aeroporto, apoiou a proposta. “Isso é vital para garantir que Newark permaneça seguro e confiável para milhões de viajantes domésticos e internacionais”, declarou o CEO Scott Kirby. Ele afirmou que as operações da companhia no aeroporto têm sido mais estáveis desde a adoção do limite.
A FAA receberá comentários públicos sobre a proposta até sexta-feira (15).