Santa Catarina recebeu, de janeiro a julho de 2025, 549 mil turistas internacionais, alta de 67% frente ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram apresentados durante o lançamento do Plano Brasis no estado, realizado nesta segunda-feira (11), na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis.
A iniciativa, idealizada pela Embratur e pelo Sebrae, define diretrizes para posicionar o destino catarinense no mercado global, com foco em inteligência de dados e ações alinhadas a governos municipais, setor privado e entidades de fomento. O planejamento contempla mercados emissores prioritários, segmentos de nicho e atrativos que vão do turismo cultural e gastronômico ao ecoturismo, cicloturismo e observação de fauna. Entre as experiências destacadas estão o Safári Baleia em Imbituba, o Walking Tour – Street Art Tour e o Cicloturismo Floripa Sul da Ilha, em Florianópolis, além da Trilha do Rio do Boi, no Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.
O crescimento da malha aérea internacional também contribuiu para os resultados. Mais de 189 mil bilhetes foram emitidos para voos conectando o estado a sete países emissores: Chile, Panamá, Portugal, Peru, Argentina, Uruguai e Paraguai. No verão de 2025, Florianópolis alcançou a 4ª posição entre os destinos mais buscados globalmente no Booking.com.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, destacou a força das micro e pequenas empresas no setor. “Somos um país gigante, de homens e mulheres que acordam pela manhã e que nunca desistem. O filósofo Espinoza nos ensinou que tudo na vida é paixão e estamos vivendo em um momento único, em que o Brasil se revela ao planeta. As micro e pequenas empresas representam 97% do turismo no Brasil. Por isso, o Sebrae está nessa agenda, que já demonstra um potencial extraordinário para gerar emprego e renda. O Brasil é o único país do mundo com seis biomas e, em Santa Catarina, temos a pluralidade regional como um diferencial competitivo. A sinergia entre Sebrae e Embratur nos dá a possibilidade de um salto significativo no protagonismo brasileiro e catarinense no turismo mundial”, disse.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a necessidade de alinhar a estratégia nacional com as características locais. “O Plano Brasis, como o próprio nome expressa, contempla a diversidade, que é uma marca do nosso país, e as peculiaridades de cada região. Somos diversos, mas podemos ter estratégias unificadas de promoção internacional que transmitam uma mensagem clara para o mundo. Toda a promoção que fazemos é técnica, baseada em inteligência de dados, e isso nos permite entender o perfil de quem nos visita e como atrair mais turistas. Somente no ano passado, tivemos uma arrecadação de 7,3 bilhões de dólares com a vinda de 6,77 milhões de turistas no país. O setor gera emprego, renda e movimenta a economia como nenhum outro, e Santa Catarina tem um enorme potencial para seguir crescendo”, afirmou.
Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, reforçou a vocação turística catarinense. “Santa Catarina já é um sucesso com mais de meio milhão de turistas internacionais no primeiro semestre. Não tenho dúvidas de que vamos superar as metas, oferecendo experiências únicas e atendendo às expectativas dos visitantes. Nosso propósito é levar os empreendedores ao sucesso, valorizando as vocações de cada região do estado”, afirmou.
Santa Catarina é o oitavo estado a receber a apresentação do Plano Brasis, que percorrerá as 27 unidades da federação, com o objetivo de alinhar estratégias de promoção internacional, fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e preservar o patrimônio cultural e ambiental.