Buscando apresentar como a inovação e a tecnologia estão sendo utilizadas como ferramentas de ‘soft power‘, para modernizar e consolidar uma imagem global mais positiva e atraente do Brasil, a Embratur marcará presença na Rio Innovation Week 2025. O objetivo é promover o país no exterior, por meio de sua cultura, seus valores e suas políticas.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, participará de um painel Rio Innovation Week nesta quarta-feira (13) para debater a estratégia que busca posicionar o país como um hub de criatividade, diversidade e sustentabilidade.
O painel, intitulado “Turismo e inovação como soft power: o papel da Embratur na imagem global do Brasil”, ocorrerá a partir das 17h, no Armazém 5 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ). Ao lado de Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention, Freixo debaterá como o turismo pode se tornar uma poderosa ferramenta de reputação e influência global.
“O Brasil está ampliando sua presença internacional por meio da inovação no turismo. No painel, vou apresentar como a Embratur, por meio do EmbraturLAB, está impulsionando soluções tecnológicas e sustentáveis que fortalecem destinos, atraem investimentos e posicionam o país como um hub global de criatividade, diversidade e hospitalidade. Será um debate sobre como o turismo inteligente pode se tornar uma poderosa ferramenta de reputação e influência global”, explicou Freixo.
EmbraturLAB e a ferramenta de soft power
O soft power é a capacidade de um país influenciar outros de forma indireta, por meio de sua cultura, seus valores e suas políticas. A estratégia da Embratur é impulsionada pelo EmbraturLAB, seu laboratório de inovação para desenvolver soluções tecnológicas e modelos de negócios inovadores para o setor. A agência aposta na inovação para melhorar a experiência do turista e tornar o Brasil mais competitivo, apoiando a transformação de destinos e firmando parcerias com startups.
Além da estratégia central, o EmbraturLAB desenvolve uma série de projetos inovadores para promover o turismo internacional, como iniciativas de audiovisual, por meio do edital “Brasil com S”, que fomenta a produção de curtas-metragens que valorizam destinos no bioma amazônico; rotas culturais como a Rota do Samba, e a Rota Literária; o edital Brasil Festivo, direcionado a grandes eventos culturais, como a FLIP e o Festival de Cinema de Gramado, visando utilizar a tecnologia para aprimorar a experiência do turista; Turismo Regenerativo, que apoia projetos ambientais, como a Biofábrica de Corais e o Instituto Arara Azul; e parcerias com Big Techs, como Google e TikTok para impulsionar o posicionamento digital de pequenas e médias empresas do setor de turismo.
Rio Innovation Week 2025
Considerada a maior conferência global de tecnologia e inovação, a Rio Innovation Week transforma, de 12 a 15 de agosto, o Píer Mauá em um palco para discussões que moldam o futuro.
Na última edição, o Rio Innovation Week recebeu 185 mil visitantes, impulsionando R$3,8 bilhões em negócios gerados. Em 2025 a expectativa é ainda maior: o evento ocupará uma área total de 90 mil metros quadrados, com 8 mil metros quadrados exclusivos para experiências imersivas.
Durante três dias, serão promovidas 47 conferências, 39 palcos simultâneos, 2 mil mentorias e workshops, além da participação de mais de 3 mil palestrantes nacionais e internacionais.