O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo organizarão uma missão inédita à Turquia, levando uma comitiva de até dez empresas de turismo da capital paulista para a Istanbul Tourism Fair, um dos maiores eventos mundiais do setor, com foco em turismo Mice, que engloba reuniões, incentivos, conferências e exposições.
A missão será realizada entre os dias 24 e 27 de setembro pelo programa Discover/Descubra São Paulo, da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever até 24 de agosto no site da InvestSP. As selecionadas terão reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, cobrindo até 50% dos custos da viagem, e participarão de eventos de networking, além de receber consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo, destaca que “para nós, da Secretaria de Turismo, é muito relevante poder levar a cidade de São Paulo, seus atrativos e empresários do segmento para feiras com tamanha importância, pela primeira vez. Nossa expectativa para essa missão inédita em Istambul é podermos nos conectar com os setores de sustentabilidade, inovação e gastronomia, que são muito fortes na Turquia. Vamos poder levar a nossa experiência paulistana e aprender com o que é feito de melhor lá”.
Nesta missão, as empresas contarão ainda com o apoio do escritório da InvestSP em Dubai, que atua na captação de investimentos estrangeiros e na abertura de mercado para empresas paulistas. O Discover/Descubra São Paulo terá um estande no evento para promover a cidade como destino turístico e de negócios e apresentar oportunidades para parcerias internacionais.
A Istanbul Tourism Fair recebeu no ano passado mais de 15 mil profissionais de turismo de pelo menos 37 países, incluindo representantes de agências de viagens, companhias aéreas, operadoras de turismo, hotéis, centros de convenções e exposições, além de empresas de tecnologia e marketing para turismo.
O programa Discover/Descubra São Paulo, lançado no início de 2025, já realizou sete missões no primeiro semestre, com 19 empresas participantes, projetando R$ 80 milhões em negócios.
Calendário completo de missões abertas e realizadas:
FIT Buenos Aires – Argentina – 26 de setembro a 1º de outubro
Istanbul Tourism Fair – Turquia – 24 a 27 de setembro
ABAV Expo – Rio de Janeiro-RJ – 7 a 11 de outubro
WTM Londres – Inglaterra – 3 a 7 de novembro
Festuris – Gramado-RS – 5 a 10 de novembro
ILTM Cannes – França – 30 de novembro a 5 de dezembro
Missões já realizadas: Fitur Madrid (Espanha), ITB Berlin (Alemanha), SXSW (Estados Unidos), BTL Lisboa (Portugal), WTM Africa (África do Sul), ATM Dubai (Emirados Árabes) e WTM Latin América (São Paulo-SP). Em agosto, o programa também participará da IBTM Americas (México).