A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio estiveram nos dois primeiros dias do Rio Innovation Week 2025, realizado até 15 de agosto no Pier Mauá, evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo da América Latina. Com painéis estratégicos, ativações e ações de marca, o Turismo fluminense mostrou como inovação e experiência caminham juntas na promoção do Rio como destino inteligente, criativo e conectado com o futuro.
Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, participou de dois debates de destaque. No painel “Rio de Sabores: a gastronomia como cartão-postal”, dividiu o palco com o chef Claude Troisgros e o jornalista Bruno Agostini, discutindo a consolidação da gastronomia fluminense como atrativo turístico de alto valor agregado. Em seguida, Tutuca esteve no painel “O Rio como palco de experiência: turismo, empreendedorismo e lifestyle fluminense”, ao lado de Igor Coelho, do Flow Podcast, abordando recordes do turismo do estado e a construção de novas narrativas que aproximam o setor da cultura digital e da economia criativa.

Gustavo Tutuca destacou que “o turismo é um vetor real de desenvolvimento, geração de emprego e transformação regional. A presença do turismo fluminense no Rio Innovation Week reforça que estamos falando de um setor estratégico, que dialoga com inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência. E é isso que temos mostrado nos nossos estandes, nas nossas ativações e nos nossos debates.”
A Setur-RJ marcou presença com dois estandes: um institucional de 100m² no Armazém Kobra, apresentando os atrativos das 12 regiões turísticas do estado por meio de experiências sensoriais e interativas; e outro de 30m² no Agro RIW Tech, dedicado ao turismo rural e à interiorização da atividade turística. Outras ações incluíram instalação multimídia na entrada do evento, presença da marca RIO em palcos e telões, e participação em espaços estratégicos como o Palco das Artes e o Lounge Premium.
Na programação cultural, o palco principal patrocinado pela Setur-RJ recebeu shows de Toni Garrido e Paralamas do Sucesso, reforçando a fusão entre turismo, cultura e inovação.