O México lançará, nas próximas semanas, um sistema de visto eletrônico (e-Visa) para estrangeiros que necessitam de visto e ingressam no país por via aérea. Atualmente, o processo exige solicitação presencial em embaixadas ou consulados, mas passará a ser feito integralmente on-line.
A medida foi aprovada em 25 de julho e publicada no Diario Oficial de la Federación. A lista de nacionalidades que poderão utilizar o novo procedimento será divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do México. Para esses viajantes, a e-Visa substituirá o visto tradicional.
A solicitação será feita por meio de um portal dedicado, com preenchimento de formulário, envio de documentos e pagamento da taxa de US$ 54. O visto aprovado será emitido como documento eletrônico com QR Code, que deverá ser apresentado no controle de imigração nos aeroportos.
Validade e isenções
O sistema será válido apenas para viagens de turismo, negócios ou visitas a familiares e amigos, sem permissão para atividades remuneradas. O ingresso por terra ou mar seguirá exigindo os procedimentos atuais.
Estão isentos da exigência cidadãos da União Europeia, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, além de viajantes com residência permanente ou visto de múltiplas entradas válido emitido por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão ou países do Espaço Schengen.
A e-Visa terá validade de 180 dias a partir da emissão e permitirá uma única entrada no país por via aérea. Para solicitar, será necessário apresentar formulário eletrônico preenchido, fotografia digital recente em fundo branco, cópia digitalizada da página de identificação de passaporte válido e efetuar o pagamento on-line.
A autorização não garante a entrada no país, que dependerá da avaliação das autoridades de saúde e imigração no ponto de entrada.
Vale dizer que a turnê de Shakira no México deve gerar impacto milionário.