O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo anunciaram uma ação inédita para fortalecer a presença internacional do turismo paulista. Entre 24 e 27 de setembro, uma comitiva formada por até dez empresas da capital participará da Istanbul Tourism Fair, um dos maiores eventos globais do segmento, realizado na Turquia. O foco será o mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), voltado para turismo de negócios.
A missão integra o programa Discover/Descubra São Paulo, da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em parceria com a InvestSP — agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico estadual. O objetivo é abrir portas para que empresas paulistanas estabeleçam conexões estratégicas, atraiam investimentos e apresentem seus produtos e serviços a players internacionais.
Empresas interessadas devem se inscrever até 24 de agosto pelo site da InvestSP, após consulta ao regulamento. As selecionadas receberão reembolso de até US$ 3 mil para custear até 50% das despesas elegíveis. Além da participação na feira, o programa inclui eventos de networking, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento, reforçando a proposta de gerar negócios de forma estruturada.
O secretário municipal de Turismo, Rui Alves, destaca a importância da iniciativa: “Para nós da Secretaria de Turismo, é muito relevante poder levar a Cidade de São Paulo, seus atrativos e empresários do segmento para feiras com tamanha importância, pela primeira vez. Nossa expectativa para essa missão inédita em Istambul é podermos nos conectar com os setores de sustentabilidade, inovação e gastronomia, que são muito fortes na Turquia. Vamos poder levar a nossa experiência paulistana e aprender com o que é feito de melhor lá”.
A comitiva contará ainda com o suporte do escritório da InvestSP em Dubai, responsável por cobrir Oriente Médio e Norte da África, ampliando as possibilidades de aproximação com investidores e empresas estrangeiras. Durante a Istanbul Tourism Fair, o Discover/Descubra São Paulo terá um estande próprio para posicionar a capital como principal destino turístico e de negócios da América Latina.
Em 2024, o evento recebeu mais de 15 mil profissionais de 37 países, incluindo representantes de agências de viagens, companhias aéreas, operadoras, hotéis, centros de convenções, empresas de tecnologia e marketing para turismo.
Lançado no início de 2025, o Discover/Descubra São Paulo já realizou sete missões internacionais no primeiro semestre, envolvendo 19 empresas e com previsão de R$ 80 milhões em negócios gerados. Além da ação na Turquia, estão previstas participações nas feiras FIT Buenos Aires, ABAV Expo, WTM Londres, Festuris Gramado e ILTM Cannes, reforçando a estratégia de promover São Paulo em mercados-chave ao redor do mundo.