A Air Canada anunciou nesta segunda-feira (18) que retomará seus voos após decisão do Canada Industrial Relations Board (CIRB), em cumprimento a uma determinação de Patty Hajdu, ministra federal de Empregos e Famílias, que encaminhou as negociações contratuais entre a companhia aérea e o Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE) para arbitragem obrigatória e definitiva. A decisão, tomada com base no artigo 107 do Canada Labour Code, e a ordem emitida pelo CIRB encerram a greve na Air Canada, que havia resultado na suspensão de mais de 700 voos.
O CIRB determinou que a Air Canada retome suas operações aéreas e que todos os comissários de bordo da Air Canada e da Air Canada Rouge reassumam suas funções até as 14h (EDT) de 17 de agosto de 2025. O órgão também ordenou que a vigência do acordo coletivo entre a companhia aérea e o CUPE, expirado em 31 de março de 2025, seja prorrogada a partir de 1º de abril de 2025 até a entrada em vigor de um novo acordo coletivo entre as partes. Além disso, foi imposta arbitragem obrigatória para solucionar os pontos pendentes do contrato coletivo, cujo procedimento será definido nos próximos dias e semanas.
Como a companhia havia iniciado a suspensão de suas operações às 01h30 (EDT) do dia 16 de agosto, aeronaves e tripulações estão fora de posição em relação à malha prevista. A retomada será imediata, com os primeiros voos ainda nesta noite, mas a Air Canada prevê que levará alguns dias até que as operações voltem à normalidade. Nesse período, alguns voos precisarão ser cancelados nos próximos sete a dez dias, até a estabilização da malha aérea. A Air Canada declarou que lamenta os transtornos causados a seus clientes.
Informações aos clientes
Passageiros cujos voos foram cancelados, que não viajaram e que não solicitaram reembolso ou crédito para viagens futuras, serão notificados e receberão um novo itinerário. A Air Canada recomenda fortemente que os clientes não se dirijam ao aeroporto sem uma reserva confirmada e sem verificar previamente se o voo está programado para operar (consulte o status no site ou no aplicativo da companhia aérea antes de se deslocar). Também é recomendado o uso de ferramentas de autoatendimento, pois o tempo de espera nos call centers deverá permanecer elevado durante o período de retomada.
De acordo com o Regulamento de Proteção aos Passageiros Aéreos do Canadá, clientes no país não têm direito a compensação por atrasos ou cancelamentos de voos, refeições, hospedagem ou outras despesas incidentais em situações fora do controle da companhia aérea, como paralisações trabalhistas. Em todos os casos, a Air Canada informará os passageiros sobre seus direitos previstos em lei, caso o voo seja cancelado ou atrasado, e cumprirá integralmente suas obrigações regulatórias.