BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Embratur lança seu 1º relatório de sustentabilidade

Documento da Embratur evidencia práticas de ESG e transparência, reforçando o compromisso do Brasil com o turismo sustentável no exterior

Boas práticas internacionais e o crescente interesse do mercado turístico global por destinos alinhados à sustentabilidade inspiraram a Embratur em uma ação inédita. A Agência lançou, nesta segunda-feira (18), o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade abordando as práticas e resultados de sustentabilidade no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024. O lançamento foi anunciado por Marcelo Freixo, presidente da Embratur, durante o evento “A força da cultura e do turismo na bioeconomia brasileira”, realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Trata-se de um documento de referência, capaz de dar transparência às ações, fortalecer a reputação e posicionar o Brasil como destino competitivo também pela responsabilidade socioambiental. O relatório apresenta o novo ciclo de governança e transparência adotado pela Agência desde 2023. O documento foi desenvolvido com base nos padrões da Global Reporting Initiative e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Para Freixo, o relatório mostra que o turismo sustentável promove um desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. “Estamos diante de um momento decisivo para a humanidade, em que precisamos agir diante da crise climática e reconfigurar as relações de trabalho”, lembrou.

“O Brasil vai sediar a COP 30, e nós temos a missão histórica de mostrar ao mundo que é possível gerar riqueza sem devastar biomas, valorizando quem preserva: comunidades tradicionais, povos originários e trabalhadores que mantêm viva a cultura e a natureza. A Embratur trabalha para fazer do Brasil um protagonista nessa transição. Somos um país vibrante, diverso e consciente de que nossa maior riqueza está no cuidado com o meio ambiente e com sua natureza”, completou Freixo.

Segundo Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação, a decisão de elaborar o relatório surgiu da necessidade de avaliar com precisão e comunicar com transparência as práticas de ESG que vêm sendo incorporadas à atuação da agência desde 2023.

“Demonstrando um novo patamar de modernização e maturidade institucional, este Relatório é uma das entregas fundamentais do nosso Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI). Ele evidencia nosso compromisso com um turismo internacional mais responsável, inclusivo e regenerativo, e materializa a visão que implementamos desde 2023, baseada em parcerias, metas e ações concretas. Com isso, a Embratur reforça sua atuação responsável e seu papel protagonista na construção de um turismo sustentável, capaz de aliar a promoção de destinos à agenda climática e à valorização do nosso maior patrimônio: a diversidade do Brasil”, afirmou Gevaerd.

Relatório de Sustentabilidade

O documento traz um panorama amplo sobre a Embratur, sua história e suas ferramentas e ações para promover o Brasil no exterior. Entre os temas abordados estão o turismo regenerativo e as ações da Agência para descarbonizar as suas atividades. Nesse sentido, o texto apresenta alguns dos parceiros da Agência, como a Biofábrica de Corais, de restauração recifal no litoral brasileiro; a Onçafari, organização que atua na conservação da biodiversidade brasileira por meio da proteção de áreas naturais e do monitoramento da onça-pintada, espécie-símbolo da fauna sul-americana; e a Fundação SOS Mata Atlântica, voltada à promoção conjunta de campanhas de sensibilização e educação ambiental para aquele bioma.

Sobre impactos ambientais, conforme consta no relatório, desde 2023 a Embratur tem planejado ações concretas, metas e compromissos para orientar as atividades institucionais da Agência em relação à presença internacional do Brasil. Esse planejamento “inclui medidas claras para prevenir, mitigar ou compensar impactos negativos, bem como para ampliar os impactos positivos do nosso trabalho.”

No tópico de transparência, o texto apresenta, entre outras coisas, os canais de acesso à Agência, como a ouvidoria oficial, que também recebe denúncias, e a Comissão de Ética e Conduta, para aconselhamento interno.

Como acessar

O documento é 100% digital e estará disponível na página de sustentabilidade da Embratur.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Greve suspende voos da Air Canada...

Paralisação dos comissários de bordo afeta voos da Air Canada e a subsidiária Rouge, impactando cerca de 130 mil passageiros por dia

MSC lança hospedagem pré-cruzeiro em Santos...

Serviço inédito oferece estadia em hotéis parceiros com café da manhã e traslado ao porto, ampliando o conforto e a conveniência para viajantes

Turismo brasileiro cresce 6,6% no 1º...

Faturamento recorde e chegada de quase 6 milhões de estrangeiros impulsionam os números do turismo brasileiro no 1º semestre

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS