A Embratur e a Gol Linhas Aéreas oficializaram, nesta terça-feira (19), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de expandir a malha aérea internacional e aumentar o fluxo de visitantes estrangeiros ao Brasil. A parceria faz parte da estratégia da Agência de fortalecer a conectividade do país, por meio de ações de promoção internacional e cooperação com o trade turístico.
O acordo prevê a realização de campanhas publicitárias conjuntas, ativações em feiras internacionais, workshops e ações de marketing integradas, além do compartilhamento de dados e estudos de mercado para identificar oportunidades. Também estão contempladas iniciativas ligadas à sustentabilidade, diversidade e inclusão, reforçando o posicionamento do turismo brasileiro nos mercados globais.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a parceria inaugura um novo ciclo de cooperação estratégica com a aviação. “Ampliar a conectividade internacional do Brasil é uma prioridade para a Embratur nesta gestão, e as companhias aéreas são parceiros fundamentais nesse propósito, assim como estados, municípios e aeroportos. Não há como pensar em ampliarmos a vinda de estrangeiros para o Brasil sem que estejamos conectados aos lugares onde estes turistas estão. Firmar essa parceria com a Gol é mais um avanço e vamos trabalhar em conjunto para seguirmos batendo recordes e promovendo desenvolvimento em nosso país por meio do turismo”, afirmou.
Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol, ressaltou que a cooperação acompanha o processo de internacionalização da companhia. “O processo de internacionalização da GOL, pelo qual estamos passando e que prevê um total de 25% da malha aérea da Companhia composta de voos internacionais até 2029, despertou em nós uma mudança de mindset. A atenção tem se voltado não apenas para o fomento das viagens de brasileiros rumo ao exterior, mas também para os pontos de venda e as emissões fora do Brasil, contemplando de forma mais ampla, assertiva e estratégica os estrangeiros que buscam conhecer nossos atrativos e riquezas. Essa parceria firmada com a Embratur é uma iniciativa sob medidas para que possamos atingir com sucesso esse objetivo em comum”, disse.
O ACT também inclui o fortalecimento do Airpass, bilhete aéreo que facilita a mobilidade interna de estrangeiros, além da integração com programas de fidelidade e da participação da Gol em eventos internacionais organizados pela Embratur.
A assinatura contou com a presença, pela Embratur, de Marcelo Freixo, presidente; Fabio Montanheiro, gerente de Informação e Inteligência de Dados; e Philipe Karat, coordenador de Modais. Pela Gol, participaram Danillo Barbizan, diretor comercial; e Fabíola Castanheira, coordenadora comercial de Desenvolvimento de Negócios Internacionais.