São Paulo (SP) – Em entrevista ao Brasilturis, Victor Donmez, diretor da Meliá Hotels International para a América Latina, revelou os planos de crescimento da rede hoteleira na região. O grupo projeta chegar a 50 empreendimentos nos próximos cinco anos, consolidando sua presença na Latam.
“A maior parte do nosso portfólio que está assinado neste momento está fora do Brasil. Temos um potente crescimento na Argentina, além de obras em Cusco e no centro histórico de Lima, que deve receber uma unidade em 2026”, destacou Donmez. Também estão em andamento projetos na Patagônia e em Buenos Aires, incluindo novas unidades da marca INNSiDE e hotéis da coleção de luxo Casa Lucia.
No Brasil, o executivo reforça que o país seguirá como prioridade. “Temos quatro ou cinco projetos em andamento, mas que ainda não posso anunciar. Nossa expectativa é que nos próximos cinco anos o número de hotéis suba de 12 para 25 no território brasileiro”, afirmou.
O crescimento reflete o peso do mercado nacional para a companhia, tanto no turismo interno quanto no emissivo. “O Brasil é economicamente potente, é um país grande e funciona como inbound e outbound. Em alguns destinos da América Latina, até 35% dos hóspedes são brasileiros”, ressaltou Donmez. Segundo ele, o perfil do turista brasileiro também se destaca em mercados internacionais. “Brasileiro gosta de viajar, de cultura e de gastronomia. Para nossos hotéis de lazer no Caribe, por exemplo, eles já representam 10% do portfólio.”
A rede aposta ainda em modernização de unidades já existentes, como nos hotéis de Brasília e Campinas, além de um projeto em Nações Unidas, em São Paulo. “Estamos com múltiplas reformas em andamento para modernizar e oferecer conforto para nossos clientes e visitantes”, explicou o executivo.
De acordo com Donmez, a Meliá já soma atualmente 22 empreendimentos na América do Sul. “Nossa projeção é chegar a 50 hotéis em toda a região, sem contar México e Cuba, onde já temos operações consolidadas”, completou.